Mais de 460 enfermeiros em isolamento sem teste

Mais de 460 enfermeiros sem sintomatologia de covid-19 que estiveram em contacto com doentes estão em isolamento e afastados de funções sem terem realizado o teste.

Mais de 460 enfermeiros em isolamento sem teste

Mais de 460 enfermeiros em isolamento sem teste

Mais de 460 enfermeiros sem sintomatologia de covid-19 que estiveram em contacto com doentes estão em isolamento e afastados de funções sem terem realizado o teste.

Mais de 460 enfermeiros sem sintomatologia de covid-19 que estiveram em contacto com doentes estão em isolamento e afastados de funções sem terem realizado o teste, afirmou hoje a Ordem dos Enfermeiros (OE).

Estes profissionais encontram-se em vigilância ativa, de acordo com o inquérito realizado pela Ordem para conhecer a situação no terreno.

LEIA DEPOIS
Padre usa bisnaga com água-benta para abençoar crentes para manter distanciamento social

Os resultados indicam que 464 enfermeiros sem sintomatologia estão em isolamento sem a realização de teste, o que corresponde a 74% dos que tiveram exposição de alto risco com doentes infetados, em vigilância ativa. Há outros 164 a aguardar teste ou resultado.

“Estes números vêm, mais uma vez, corroborar aquilo que tem sido denunciado pela OE relativamente à testagem dos profissionais de Saúde: Nem todos os que tiveram contacto de alto risco de exposição com doentes Covid-19 foram testados, designadamente os profissionais sem sintomatologia”, refere a estrutura em comunicado.

Inquérito realizado pela Ordem

O inquérito realizado pela OE, ao qual responderam mais de 25.000 enfermeiros desde 7 de abril, mostra que, pelo menos, 751 enfermeiros foram infetados e 189 estão curados.

“No entanto, além dos profissionais em vigilância ativa, há atualmente 2.721 em vigilância passiva, na sequência de contactos indiretos, dos quais 2.332 em exercício de funções sem a realização de teste”, lê-se no documento.

A Ordem sublinha que a orientação 13/2020 da DGS, onde constam os procedimentos a adotar pelas instituições relativamente aos profissionais de saúde expostos à Covid-19, só prevê a realização de teste aos que desenvolvam sintomas, ao contrário do que tem sido defendido pela organização representativa da classe.

Rastreio desenvolvido pela Fundação Champalimaud

Por outro lado, um rastreio desenvolvido pela Fundação Champalimaud, ao qual a OE se associou, “revelou que o número de enfermeiros e assistentes operacionais que foram infetados com Covid-19 pode ser 10 vezes superior aos casos identificados”, de acordo com a amostra dos dois maiores centros hospitalares do País onde este projeto, de realização de testes serológicos, foi adotado.

A OE pretende que seja alterada a orientação para a realização de testes aos profissionais de saúde, sobretudo na fase da retoma assistencial das unidades de saúde.

LEIA MAIS
Dezenas ignoram regras de distanciamento social para assistirem a combate na rua
Estudo com hamsters comprova eficácia do uso de máscaras

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS