Mais de 4 mil artistas e autores pedem fim da guerra na Ucrânia em carta aberta

Cerca de 4.000 artistas, autores e representantes das indústrias criativas de 50 países assinaram uma carta aberta de solidariedade para com os artistas ucranianos e a exigir o fim da invasão russa na Ucrânia, foi hoje anunciado.

Mais de 4 mil artistas e autores pedem fim da guerra na Ucrânia em carta aberta

A carta foi divulgada hoje pela Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC) e entregue ao ministro da Cultura da Ucrânia, Oleksandr Tkachenko, estando ainda aberta para novas assinaturas de apoiantes ao apelo.

Para ler depois
Espanha envia maior remessa de armamento à Ucrânia em navio de 200 toneladas
O Governo espanhol disse hoje que está a encaminhar o seu maior envio de equipamento militar para a Ucrânia até agora, depois de um navio com 200 toneladas de material ter atracado num porto na Polónia (… continue a ler aqui)

“Estamos solidários com o povo da Ucrânia. Não vamos desviar o olhar do ataque brutal infligido pelas forças armadas russas. […] Apelamos à Rússia para que pare de matar civis inocentes, de destruir aldeias e cidades, de agredir a liberdade e a democracia, de violar os direitos humanos e de atacar a Cultura”, afirmam os signatários da carta. Na petição, os artistas e autores sublinham que apoiam “o poder unificador dos criadores de todos os lugares, incluindo os da Rússia, que, apesar de não poderem erguer a sua voz, estão consternados pelas ações do seu governo”.

Entre os cerca de 4.000 signatários da carta aberta há pessoas da Dinamarca, França, Hungria, Japão, México, Espanha e Estados Unidos. Esta carta aberta é uma das iniciativas do projeto “Creators for Ukraine”, de divulgação e promoção da arte e cultura ucraniana e que já reuniu 1,2 milhões de euros em apoio financeiro. A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 65.º dia, provocou um número ainda por determinar de mortos e feridos, que várias fontes, incluindo a ONU, admitem que será muito elevado, bem como mais de 5,3 milhões de refugiados.

Imagens em direto da Guerra na Ucrânia

Impala Instagram


RELACIONADOS