Mais de 20 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 20 concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Coimbra, Guarda, Bragança e Viseu apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Mais de 20 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado de incêndio rural. De acordo com a previsão do IPMA, o perigo de incêndio vai agravar em algumas regiões do continente pelo menos até domingo. Para hoje está previsto céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da tarde no litoral e durante a tarde no interior e pequena subida de temperatura.

“Como devem ser as cidades” a partir de sexta no Pavilhão do Conhecimento
Uma cidade “como devem ser as cidades”, sustentáveis e inclusivas, vai estar três dias no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, onde se aprende a salvar plantas, criar hortas ou tingir tecidos, e se fazem consertos e trocas (… continue a ler aqui)

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (na Guarda, Bragança. Évora e Beja) e os 20 (Castelo Branco) e as máximas entre os 28 (em Aveiro e Viana do Castelo) e os 36 (em Évora). Nos próximos dias, as temperaturas máximas vão oscilar entre os 35 e os 40 graus, podendo ser superiores em algumas regiões. O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quase todos os distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente

O aviso amarelo para os 17 distritos do continente vai vigorar entre as 09:00 de quinta-feira e as 18:00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. Segundo o IPMA, o aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. As temperaturas vão subir a partir de hoje em Portugal continental, podendo atingir os 40 graus Celsius na quinta-feira em algumas regiões. Para os próximos dias estão previstas temperaturas mínimas entre os 15 e os 20 graus Celsius e máximas a variar entre os 35 e os 40, podendo ser superiores em alguns locais principalmente no Vale do Tejo, interior do Alentejo, Algarve e sotavento algarvio.

As temperaturas vão subir a partir de hoje em Portugal continental, podendo atingir os 40 graus

Segundo o IPMA, a partir de hoje, um “fluxo do quadrante leste na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Europa Central, transportará uma massa de ar quente e seco sobre o território do continente”. Por causa do tempo quente, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou na terça-feira a adoção de medidas de proteção adicionais nos próximos dias, face ao aumento gradual da temperatura no continente, com “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor. Entre as recomendações emitidas, a autoridade de saúde salienta a necessidade de dar “atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor”, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

A DGS aconselha ainda a aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00. Devem também ser evitadas as atividades desportivas e de lazer no exterior que exijam grandes esforços físicos, escolhidas as horas de menor calor para viajar de carro e os doentes crónicos ou sujeitos a medicação ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do SNS 24.

Impala Instagram


RELACIONADOS