Mais de 120 homens e um meio aéreo combatem incêndio em Monção

O incêndio que começou no domingo na União de Freguesias de Troporiz e Lapela, em Monção, estava a ser combatido pelas 11h31 por 126 homens e um meio aéreo, disse o comandante dos bombeiros, considerando que teve origem “criminosa”.

Mais de 120 homens e um meio aéreo combatem incêndio em Monção

“O incêndio começou junto a uma estrada municipal, a antiga Estrada Nacional (EN) 101, e é mão criminosa, acertadamente”, sublinhou José Passos. Contactado pela agência Lusa, o responsável referiu que a frente de fogo, com mais de 600 metros de extensão e que progride com média intensidade, lavra em zona de pinhal novo, com poucos acessos, o que dificulta o combate, que contava também com o apoio de 33 viaturas. O incêndio que começou no domingo, às 15h38, na União de Freguesias de Troporiz e Lapela, “passou, entretanto, por Friestas, no concelho vizinho de Valença, encontrando-se no lugar de Alderiz, na freguesia de Pias”, em Monção, distrito de Viana do Castelo.

«Não há registo de feridos»

“Neste momento não há casas em risco. O trabalho que estamos a fazer agora foi para impedir que houvesse casas em risco em Alderiz, Pias e também no lugar de Fonte, na freguesia de Lara”, afirmou. O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Monção disse não poder estimar quando terá o incêndio controlado devido “ao aumento da temperatura e ventos inconstantes”. De momento, disse José Passos, “não há registo de feridos, nem bombeiros, nem população”.

Saiba quais os distritos sob aviso amarelo devido ao calor
Dez distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira estão hoje e na terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS