Luís Filipe Vieira vai passar a noite na PSP de Moscavide

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, o filho, Tiago Vieira, José António dos Santos, conhecido por ‘O Rei dos Frangos’ e o empresário Bruno Macedo (que tratou da ida de Jorge Jesus para o Flamengo) foram detidos

Luís Filipe Vieira vai passar a noite na PSP de Moscavide

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, o filho, Tiago VieiraJosé António dos Santos, conhecido por ‘O Rei dos Frangos‘ e o empresário Bruno Macedo  (que tratou da ida de Jorge Jesus para o Flamengo) foram detidos. As detenções acontecem na sequência de “suspeitas de crimes de burla qualificada ao Fundo de Resolução bancária e ainda crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais”, avança o Sol. Os quatro arguidos vão passar a noite na esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Moscavide e vão ser presentes ao juiz Carlos Alexandre nesta quinta-feira.

O presidente dos encarnados é também suspeito do crime de abuso de confiança referente a ganhos milionários que obteve na venda de 25% do capital do Benfica SAD a um empresário estrangeiro. Segundo a mesma fonte, a investigação tem origem no processo Monte Branco.

De acordo com o mesmo jornal, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) investigou as relações entre o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e José António dos Santos, conhecido como ‘Rei dos Frangos’, que é o principal acionista individual da SAD benfiquista com 12,7% do capital. Mais de um ano após o chumbo da OPA encarnada com base em irregularidades no financiamento das contrapartidas, o polícia da Bolsa quer apurar porque é que a ligação entre aqueles dois protagonistas não foi publicamente revelada no prospeto que anunciava o negócio em 2019.

O comunicado do DCIAP

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal já confirmou as detenções. “No decurso das diligências foram detidas quatro pessoas, dois empresários, um agente desportivo e um dirigente desportivo. Detenções efetuadas atendendo aos indícios já recolhidos, com vista a acautelar a prova, evitar ausências de arguidos e a prevenir a consumação de atuações suspeitas em curso. Os detidos serão presentes, previsivelmente no decurso do dia de amanhã, a primeiro interrogatório judicial com vista à aplicação, considerando a gravidade dos crimes e as exigências cautelares, de medidas coação diferentes do termo de identidade e residência.

No processo investigam-se negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades. Em causa estão factos ocorridos, essencialmente, a partir de 2014 e até ao presente e suscetíveis de integrarem a prática, entre outros, de crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento.” Continue a ler o comunicado aqui.

Rui Pinto já reagiu

Rui Pinto, que se apresenta como denunciante, várias das quais visando figuras públicas, já reagiu à detenção de Luís Filipe Vieira. O autor do ‘Football Leaks’ retweetou uma publicação sua aquando da detenção de Joe Berardo. Nele, aponta outros grandes devedores como Moniz da Maia, Gama Leão, Nuno Vasconcellos, para além do presidente dos encarnados.

LEIA AINDA
Mustafá, líder da Juventude Leonina, não aceitou as ordens do Tribunal do Barreiro e continua sem pagar os 70 mil euros de caução.
Mustafá condenado a 6 anos de prisão
Também Paulo Pereira Cristóvão, ex-inspetor da Polícia Judiciária e ex-vice-presidente do Sporting, foi condenado a uma pena de sete anos pela participação em assaltos a residências. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS