Lisboa, Sesimbra e Albufeira recuam no desconfinamento. Conheça as novas medidas

Os concelhos de Lisboa, Sesimbra e Albufeira vão recuar no plano de desconfinamento, anunciou a ministra da Presidência.

Lisboa, Sesimbra e Albufeira recuam no desconfinamento. Conheça as novas medidas

O Governo anunciou, esta quinta-feira, as medidas de combate à covid-19 aprovadas em Conselho de Ministros. A ministra da Presidência,, Mariana Vieira da Silva, falou no Palácio da Ajuda revelando que o Governo decidiu prolongar a situação de calamidade no país até às 23h59 do próximo dia 11 de julho.

Portugal não vai avançar no plano de desconfinamento

Portugal está na zona vermelha da matriz de risco e, por isso, não há condições para avançar no plano de desconfinamento, anunciou a ministra.

“Ao logo de todo o processo de desconfinamento foi sempre possível permanecer na zona verde, Portugal tem níveis de incidência preocupantes e não tem condições para avançar”, afirmou.

Atualmente, a incidência é de 129,08 casos por 100 mil habitantes sendo o índice de transmissibilidade (Rt) de 1,18. A ministra disse ainda que Portugal está longe das linhas vermelhas no que diz respeito à capacidade hospitalar.

A maioria dos concelhos do país apresenta uma incidência abaixo dos níveis definidos. Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve apresentam os níveis de risco mais graves.

Lisboa terá regras mais apertadas

Pela segunda semana consecutiva, a região de Lisboa terá regras mais apertadas uma vez que nos últimos dias ultrapassou a linha vermelha definida pelo Executivo.

Além de LIsboa, há outros concelhos vão recuar ou manter-se mais atrás no desconfinamento. São estes os 25 concelhos: Alcochete, Almada, Amadora, Arruda dos Vinhos, Barreiro, Braga, Cascais, Grândola, Lagos, Loulé, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odemira, Odivelas, Oeiras, Palmela, Sardoal, Seixal, Setúbal, Sines, Sintra, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.

Mariana Vieira da Silva anunciou que a proibição de circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) continua este fim de semana.

Nos concelhos de Lisboa, Albufeira e Sesimbra, os restaurantes passam a fechar pelas 15h30, bem como os estabelecimentos comerciais. Supermercados terão de fechar portas pelas 19h00.

Teste negativo para entrar ou sair da AML

A partir deste momento passa a ser possível entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa com teste negativo ou certificado verde digital. A mesma regra aplica-se a quem já tenha a vacinação completa.

No que respeita aos testes à covid-19, apenas é válido um teste PCR ou um teste antigénio. Os testes realizados em casa não são válidos. Os horários e modos de fiscalização, mantém-se.

Foto: Lusa

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS