Nova descoberta das autoridades dá esperança ao menino que caiu em poço

Georadar, utilizado no resgate dos 33 chilenos que estiveram soterrados mais de um mês, em 2010, encontra espaço oco existente a 15 metros abaixo do ‘tampão’, onde está Julen.

Georadar confirma a existência de um espaço oco a 15 metros abaixo do ‘tampão’ onde se acredita que esteja Julen. Trata-se do mesmo dispositivo utilizado no resgate dos 33 chilenos que, em 2010, após um acidente na mina de San José, ficaram mais de um mês soterrados a 688 metros de profundidade.

Segundo os peritos, este espaço é suficiente para que o menino de dois anos possa ser encontrado com vida.

LEIA MAIS: Veja o vídeo da câmara robótica que entrou no poço em que Julen caiu

Cinco dias depois da queda da criança, prevê-se que se iniciem, nas próximas horas, a perfuração do túnel vertical para tentar resgatar a criança.

O menino caiu no passado domingo, dia 13 de janeiro, em Málaga. Desde então, as autoridades encontram-se no local para tentar salvar Julen, que está dentro do poço há mais de 100 horas. O resgate já passou por várias fases. Esta quinta-feira, dia 17 de janeiro, a Polícia viu-se obrigada a mudar de estratégia.

Inicialmente, o plano era criar um furo horizontal, mas devido à instabilidade do terreno e à existência de rochas, no local onde se encontra o menino, essa hipótese foi descartada. Agora, a atenção centra-se na criação dois túneis paralelos àquele onde caiu Julen.

A previsão de chuva paara esta tarde em Málaga também pode vir a atrasar toda esta missão.

LEIA MAIS: Rosa Grilo volta a infringir regras da prisão e tenta enviar carta ao amante

As autoridades enfrentam uma verdadeira luta contra o tempo. O solo, a geografia e o próprio poço onde caiu a criança estão a revelar-se um desafio. Segundo o ‘El País’ e o ‘El Mundo’ o cariz muito estreito (25 cm de largura) e profundo (cerca de 110 metros, estima-se) do buraco onde caiu Julen e a inclinação da zona, de difícil acesso, tem tornado quase impossível utilizar com segurança grandes máquinas que possam facilitar a missão de salvamento.

Depois de várias análises, as autoridades comprovaram que existe uma espécie de ‘tampão’ de terra e detritos a 71 metros de profundidade. Prevê-se que Julen esteja debaixo disso. O plano que está em marcha neste momento envolve duas perfurações verticais – realizadas a quatro metros do buraco original, uma para cada lado do mesmo – que estão a ser feitas em simultâneo. O objetivo é criar «o maior número de acessos possível».

Inicialmente pretendia-se proceder à sucção de detritos que formam o ‘tampão’ de terra, mas a máquina que realizava este trabalho avariou.

Estima-se que as operações durem «no máximo, três dias», lê-se no ‘El Mundo’.  Em condições normais, um trabalho deste género poderia demorar meses.

Encontrados cabelos dentro do poço

«Foi encontrado um pouco de cabelo no túnel e as provas realizadas pela Guardia Civil revelam que é da criança. Dá-nos uma certa certeza de que o menino está ali, no poço», disse Alfonso Rodríguez Gómez de Celis, delegado do governo de Andaluzia, ao Cadena SER, na quarta-feira, dia 16 de janeiro.

s operações de resgate decorrem desde domingo, dia em que os pais deram o alerta do desaparecimento do filho de dois anos. Segundo o La Vanguardia, o cabelo terá sido encontrado logo no primeiro dia de operações.

LEIA MAIS: Novo plano para resgatar o menino do poço implica mineiros a trabalhar com picaretas

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

Impala Instagram


RELACIONADOS