Juízes recusam perícia à saúde mental de Ricardo Salgado

Os juízes que estão a julgar Ricardo Salgado no âmbito do processo Operação Marquês recusaram a perícia neurológica requerida pela defesa do antigo banqueiro.

Juízes recusam perícia à saúde mental de Ricardo Salgado

Os juízes que estão a julgar Ricardo Salgado no âmbito do processo Operação Marquês recusaram a perícia neurológica requerida pela defesa do antigo banqueiro. A decisão, de acordo com o CM, consta de um despacho proferido esta terça-feira pelo juiz Francisco Henriques. O ex-presidente do BES alega que os exames e relatórios médicos que já realizou apontam para um quadro clínico de demência, nomeadamente uma doença de Alzheimer. Apesar disso, o coletivo de juízes considera que a “realização da perícia médico-legista requerida é desproporcional para a finalidade que pretende demonstrar”.

Aos 77 anos, o ex-homem-forte do BES garante que “tem vindo a sentir dificuldades e lapsos de memória e, ainda, desgaste emocional, físico e psicológico”. A defesa juntou aos processos vários relatórios médicos e resultados de exames que, de acordo com o mesmo jornal, foram admitidos pelo tribunal. Os advogados questionaram se a doença poderá afetar o interrogatório, caso este decida prestar declarações. Os juízes lembram que o arguido não necessita de comparecer em tribunal, por agora, nem é obrigado a falar.

Defesa pode recorrer

A decisão do juiz  é passível de ser ser contestada pelos advogados de Ricardo Salgado junto do Tribunal da Relação de Lisboa, por considerarem que este é um elemento de prova crucial para a defesa. Aliás, já recorreram de outras decisões do magistrado para o tribunal superior. O julgamento prossegue com a inquirição testemunhas da defesa.

LEIA AINDA
Ex-ministro Manuel Pinho continua arguido no processo EDP após decisão do Tribunal Constitucional
Ricardo Salgado paga 15 mil euros mensais a ministro da economia
Durante o período em que foi ministro da Economia – março de 2005 a julho de 2009 – Manuel Pinho terá recebido do Grupo Espírito Santo (GES) um montante que ascende aos 1,27 milhões de euros. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS