José Luís Peixoto esteve com Sepúlveda, infetado com coronavírus

A 21.ª do festival Correntes d’Escritas decorreu de 19 a 23 de fevereiro com a participação de quase uma centena de autores de expressão ibérica, de 14 nacionalidades, que participaram em várias atividades, como debates e encontros com público.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) está em contacto com as Autoridades de Saúde de Espanha, depois do escritor Luís Sepúlveda, que esteve presente no festival Correntes de Escrita, na Póvoa de Varzim, ter sido infetado pelo novo coronavírus.

Em comunicado hoje divulgado, a DGS refere que a Autoridade de Saúde da Região Norte já iniciou uma “investigação epidemiológica”, ou seja, está a identificar os contactos próximos de Luís Sepúlveda e da sua mulher, que estiveram em Portugal de 18 a 23 de fevereiro.

O diagnóstico laboratorial do escritor chileno “foi positivo, aguardando confirmação pelo respetivo laboratório nacional de referência” estando também a ser investigada a fonte de infeção, acrescenta a DGS.

A mulher do escritor, que também se encontra em isolamento no hospital das Astúrias, “parece também ter sintomatologia compatível, encontrando-se sob investigação”, segundo a DGS. Entretanto, a organização do festival criou “um grupo de acompanhamento”, depois de confirmar que Luís Sepúlveda está infetado com o novo coronavírus, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (distrito do Porto), que organiza o festival, explica que “foi constituído um grupo de acompanhamento” que “seguirá todas as recomendações” da Direção-Geral de Saúde.

No dia 20 participou numa mesa redonda com os escritores José Luís Peixoto, Paula Lobato Faria, Marta Orriols e José Gardeazabal.

José Luís Peixoto já reagiu e diz que apesar de estar bem, vai ligar para a saúde 24.

“Cheguei há pouco de viagem e, quando liguei o telemóvel, tinha bastantes chamadas e mensagens relativas ao encontro que tive no festival Correntes d’Escritas com o Luis Sepúlveda que, soube-se, foi infetado com o coronavírus. Nestes dias (o encontro foi a 20 de fevereiro), não senti qualquer sintoma dessa ou de outra doença, tenho estado de excelente saúde. Ainda assim, vou ligar daqui a pouco para a Saúde 24, tal como é recomendado. Resta-me desejar as rápidas melhores para o Luis Sepúlveda, assim como para a sua mulher Carmen Yañez, que são dois queridíssimos amigos já de há 20 anos e que gostava que não estivessem a passar por isto”, escreveu na sua página de Facebook.

A 21.ª do festival Correntes d’Escritas decorreu de 19 a 23 de fevereiro com a participação de quase uma centena de autores de expressão ibérica, de 14 nacionalidades, que participaram em várias atividades, como debates e encontros com público.

Impala Instagram


RELACIONADOS