Johnson & Johnson condenada por publicitar analgésicos de forma enganosa

Um tribunal condenou o grupo Johnson & Johnson a pagar 572 milhões de dólares ao estado norte-americano de Oklahoma pela sua responsabilidade na crise dos opiáceos, que fez milhares de mortos por ‘overdose’.

Johnson & Johnson condenada por publicitar analgésicos de forma enganosa

Um tribunal condenou hoje o grupo Johnson & Johnson a pagar 572 milhões de dólares ao estado norte-americano de Oklahoma pela sua responsabilidade na crise dos opiáceos, que fez milhares de mortos por ‘overdose’. A multa, equivalente a cerca de 515 milhões de euros, surge após dois meses de julgamento.

LEIA DEPOIS
Marca condenada a pagar quatro mil milhões de euros a mulheres com cancro do ovário

Várias pessoas morreram de overdose

«A crise dos opiáceos devastou o estado de Oklahoma e deve ser contida de imediato», declarou o juiz Thad Balkman na audiência desta segunda-feira, 26 de agosto. O juiz considerou que o laboratório Janssen, divisão farmacêutica da marca, adotou práticas «enganosas de ‘marketing’ e promoção de opiáceos», causando uma crise de dependência destes medicamentos de combate à dor, mortes por ‘overdose’ e um aumento da síndrome de abstinência neonatal no referido estado norte-americano.

O montante exigido à Johnson & Johnson vai servir para financiar os programas estaduais destinados a resolver a crise. O desfecho deste caso pode influenciar o de outras queixas apresentadas contra fabricantes de opiáceos nos Estados Unidos.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 28 de agosto
PSP apreende droga e armas em operação no Porto. Há vários detidos

 

Impala Instagram


RELACIONADOS