Joana Vasconcelos vai criar instalação para abertura de museu em Boston

Joana Vasconcelos vai criar uma instalação monumental para a inauguração do novo museu de arte contemporânea de Boston, nos Estados Unidos.

Joana Vasconcelos vai criar instalação para abertura de museu em Boston

Joana Vasconcelos foi convidada a criar uma instalação monumental para a inauguração do novo museu de arte contemporânea de Boston, nos Estados Unidos, a 22 de fevereiro de 2020, anunciou o ateliê da criadora. A peça será para o espaço do MassArt Art Museum (MAAM) e a primeira exposição a solo da artista portuguesa nos Estados Unidos, segundo a mesma fonte.

LEIA DEPOIS
IPO Agenda Solidária | Saiba como ajudar a construir novo edifício

Joana Vasconcelos na primeira exposição a solo nos EUA

Integrada na série “Valquírias”, a peça de grandes dimensões – com um centro de onde saem braços tentaculares – foi criada para homenagear Elizabeth “Mumbet” Freeman, mulher escravizada cuja batalha legal pela liberdade, em 1781, ajudou a ilegalizar a escravatura no estado norte-americano de Massachusetts. O MAAM é o museu pedagógico do Massachusetts College of Art and Design (MassArt), a primeira escola de arte com financiamento público nos Estados Unidos.

O museu é uma instituição sem coleção permanente, com entrada livre, e a sua missão é tornar a arte contemporânea acessível a todos.

Nascida em 1971, Joana Vasconcelos começou a expor na década de 1990, tendo o seu trabalho começado a tornar-se conhecido internacionalmente em 2005, ano em que participou na Bienal de Veneza com a peça “A Noiva”, um lustre monumental composto por tampões de higiene íntima feminina. A exposição “I’m Your Mirror” da artista, que esteve patente no Museu Guggenheim Bilbao, Espanha, foi a 13.ª mais visitada no ano passado a nível mundial, de acordo com a publicação especializada The Art Newspaper.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para quinta-feira, 17 de outubro
Primeira mulher chega hoje à presidência de supremo tribunal português

 

Impala Instagram


RELACIONADOS