Japão declara estado de emergência sanitária em Tóquio durante um mês

Primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, anunciou novo estado de emergência em Tóquio e nos subúrbios durante um mês. Em causa está o aumento de novas infeções diárias por covid-19.

Japão declara estado de emergência sanitária em Tóquio durante um mês

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, anunciou esta quinta-feira, 7 de janeiro, novo estado de emergência em Tóquio face ao número de novas infeções diárias por covid-19.

A declaração de emergência implicará novas restrições ao horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais considerados não essenciais, bem como o pedido de permanência dos cidadãos em casa, embora sem incluir o internamento obrigatório, entre outras medidas.

O Japão ultrapassou nesta quarta-feira, pela primeira vez, as 5.000 infeções diárias devido ao novo coronavírus, a maioria em Tóquio. Em todo o país foram registados 5.307 novos casos, o primeiro número acima dos cinco mil desde o início da pandemia, tendo sido batidos recordes diários em várias cidades.

Em Tóquio foram registados 1.591 novos casos, o que é também um novo recorde de contágios diários. A capital do país tem cerca de um quarto das quase 260.000 infeções acumuladas em todo o país.

O novo estado de emergência, como o que vigorou entre os meses de abril e maio, não inclui o confinamento obrigatório da população, uma vez que a legislação do Japão não prevê essa medida.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 1.869.674 mortos resultantes de mais de 86 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência noticiosa France-Press.

LEIA MAIS
Covid-19: Bayer junta-se à Curevac para vacina na última fase de testes

 

Impala Instagram


RELACIONADOS