Ivo Rosa impediu escutas a iraquianos suspeitos de terrorismo

O juiz Ivo Rosa negou o pedido de renovação das escutas telefónicas aos dois iraquianos suspeitos de terrorismo, que foram detidos na semana passada pela Polícia Judiciária.

Ivo Rosa impediu escutas a iraquianos suspeitos de terrorismo

O juiz Ivo Rosa negou o pedido de renovação das escutas telefónicas aos dois iraquianos suspeitos de terrorismo, que foram detidos na semana passada pela Polícia Judiciária (PJ), avança o semanário Expresso. A decisão do magistrado, que acabaria por ser revertida pelo Tribunal da Relação de Lisboa, obrigou a que a investigação estivesse parada durante quase três meses.

Pouco depois de terem começado a ser investigados, os dois irmãos começaram a ser alvo de escutas. Ivo Rosa tinha autorizado as interceções em outubro de 2017, mas quatro meses depois recusou prolongar as autorizações judiciais para que os irmãos continuassem a ser escutados, permitindo apenas a recolha de imagens e som.

O magistrado explicou que durante esses quatro meses, que considerou um período “muito longo”, não tinha havido “qualquer conversação relacionada com os factos em investigação”. Considerou, ainda, que estava em causa uma “manifesta violação dos princípios constitucionais da proporcionalidade”, já que as escutas não são “uma forma de manter a vigilância sob alguém que eventualmente poderá vir a cometer um crime”.

Crimes não foram cometidos em Portugal, argumenta Ivo Rosa

Outro dos argumentos invocados por Ivo Rosa relaciona-se com o facto de que, neste caso, os crimes nem sequer tinham sido cometidos em Portugal. No entanto, escreve o Expresso, esta monitorização dos suspeitos já tinha confirmado a existência de contactos entre os suspeitos e outros cidadãos iraquianos a viver na Alemanha suspeitos de integrarem o Estado Islâmico, bem como detetado a viagem do irmão mais velho para a Alemanha no final de 2017.

Os procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Criminal recorreram para o Tribunal da Relação de Lisboa, que acabaram por reverter a decisão de Ivo Rosa, que acabou por abandonar o caso. Os juízes da Relação permitiram o prolongamento das escutas, argumentando que, além de reunir provas, a investigação procurava também “evitar a perda de vidas“. Para tal, era necessário o sacrifício dos direitos pessoais em prol da segurança e preservação da integridade física da população.

LEIA AINDA
Recurso do Ministério Público acusa Ivo Rosa de distorcer Operação Marquês
Irmão do juiz Ivo Rosa com cargo na direção da RTP Madeira
Ivo Rosa foi responsável pela fase de instrução da Operação Marquês e salvou José Sócrates de 25 crimes. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS