Internet faz 30 anos e o seu fundador tem um sonho

O criador da Internet, o cientista britânico Tim Berners-Lee, apelou hoje para um esforço coletivo para fazer da ‘web’ uma «força do bem», numa carta aberta para marcar o 30.º aniversário da rede mundial, celebrado na terça-feira.

Internet faz 30 anos e o seu fundador tem um sonho

Berners-Lee admite que, «ao mesmo tempo que a internet criou oportunidades, deu voz a grupos marginalizados e facilitou as nossas vidas diárias, também criou oportunidades para burlões, deu voz aos que espalham o ódio e tornou todos os tipos de crime mais fáceis de serem cometidos». Apesar dos abusos e do sentimento de insegurança e medo sentido por algumas pessoas, o cientista reivindica que «a ‘web’ é verdadeiramente uma força do bem» e lançou um apelo à ação. «Considerando o quanto a ‘web’ mudou nos últimos 30 anos, seria derrotista e pouco imaginativo supor que a web como a conhecemos não pode ser modificada para melhor nos próximos 30 anos», disse.

DEPOIS LEIA

Previsão do tempo para quarta-feira, 13 de março

Assédio online é um dos problemas da internet identificado por Tim Berners-Lee

Identificando problemas como o uso indevido, ataques por estados hostis ou criminosos, o assédio online e o sistema de financiamento baseado em publicidade, Tim Berners-Lee defende na carta aberta uma maior regulamentação e a mudança do sistema de remuneração pelo tráfego para retirar incentivos ao uso de informação sensacionalista ou falsa. «Não é possível culpar apenas um governo, uma rede social ou a natureza humana. Narrativas simplistas correm o risco de esgotar a nossa energia à medida que perseguimos os sintomas desses problemas, em vez de nos concentrarmos nas suas causas. Para fazemos isto bem, precisamos nos unir como uma comunidade global da web», vincou.

«Ritmo acelerado de mudança na tecnologia é a nossa viagem para um futuro mais maduro

Berners-Lee reitera no documento hoje divulgado o desafio lançado no ano passado em Lisboa, durante a Web Summit, para a criação de «um contrato» entre utilizadores, empresas e governos de todo o mundo para «tornar a ‘web’ num sítio melhor», reduzindo desigualdades e melhorando questões como a privacidade. «O Contrato para a Web não deve ser uma lista de soluções rápidas, mas um processo que sinaliza uma mudança na forma como entendemos o relacionamento com a comunidade online. Deve ser claro o suficiente para orientar o caminho a seguir, mas flexível o suficiente para se adaptar ao ritmo acelerado de mudança na tecnologia. É a nossa viagem da adolescência digital para um futuro mais maduro, responsável e inclusivo», defendeu o inventor da Internet.

Sistema de gestão descentralizada de informação resultou na criação da World Wide Web

Para além da carta aberta, o 30.º aniversário da internet vai ser marcado na terça-feira com uma viagem de 30 horas de Tim Berners-Lee – que começará no Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) em Genebra e terminará na quarta-feira em Lagos, na Nigéria –, participará em conferências e em iniciativas de promoção do uso da Internet. Tim Berners-Lee, cuja ideia em 1989 de um «sistema de gestão descentralizada de informação» resultou na criação da ‘World Wide Web’, lançou 20 anos depois, em 2009, a Fundação Web, uma organização que promove o desenvolvimento da rede e o acesso à Internet em todo o mundo.

LEIA MAIS

O supermercado dos preços baixos chega em julho e quer inundar Portugal

Impala Instagram


RELACIONADOS