Inspeção passa a poder reprovar automóveis sujos

A partir de agora o número de quilómetros passa a ficar registado no processo para evitar fraudes e que as condições de limpeza podem ser motivo para reprovar o automóvel.

Inspeção passa a poder reprovar automóveis sujos

Os centros de inspeção automóvel vão passar a ter regras novas para a avaliação e aprovação das viaturas. Uma deliberação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes e que entra em vigor a 1 de novembro, define que a partir de agora o número de quilómetros passa a ficar registado no processo para evitar fraudes e que as condições de limpeza podem ser motivo para reprovar o automóvel.

“Sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes por não existirem condições de limpeza”, pode ler-se na deliberação. Mas há mais, os sistemas de segurança como a direção assistida, controlo eletrónico de estabilidade ou sistema eletrónico de travagem, passam a ser também verificados.

A outra alteração é que no caso do carro ter menos quilómetros desde a inspeção anterior, isso passa a constar na ficha de inspeção. Essa informação ficará para sempre associada ao processo do veículo.

LEIA MAIS Por que nunca deve deixar uma garrafa dentro do carro

Impala Instagram


RELACIONADOS