Incêndios: Fogo de Vale da Pia em Pombal o que mais preocupa os bombeiros

Os dois incêndios que lavravam no concelho de Ourém, em Espite e em Freixianda, estão em resolução desde esta madrugada, mas ainda mobilizam mais de 700 operacionais.

Incêndios: Fogo de Vale da Pia em Pombal o que mais preocupa os bombeiros

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Vale da Pia, no concelho de Pombal, distrito de Leiria, era às 07:00 de hoje o fogo que mais preocupava os bombeiros, segundo o comandante Paulo Santos, da proteção civil. “A esta hora há vários incêndios que preocupam os bombeiros. Temos dois em Leiria, um em Vale da Pia, que tem 469 operacionais, com 129 veículos, e o da Caranguejeira que está a ser combatido por 358 operacionais, com 108 veículos”, disse à Lusa o comandante Paulo Santos.

Avisos vermelhos de calor e perigo muito elevado e máximo para fogos no continente
16 dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural (… continue a ler aqui)

Num ponto de situação feito à Lusa cerca das 07:00, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), destacou também o incêndio que deflagrou em Gambelas, na freguesia de Montenegro, no distrito de Faro, às 23:30 e que mobilizava 172 operacionais, com o apoio de 64 veículos. “Preocupam igualmente os incêndios da Cumeada e Espite, no concelho de Ourém, que estão em fase de resolução desde as 03:00. Nestes locais que têm uma vasta área e vários pontos quentes, permanecem fortes dispositivos. Durante a noite ocorreram várias reativações, mas não temos informação de feridos durante a noite”, disse.

“Preocupam igualmente os incêndios da Cumeada e Espite, no concelho de Ourém, que estão em fase de resolução desde as 03:00”

De acordo com dados disponíveis no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 07:20 estavam em curso 11 incêndios, que mobilizavam 1.357 operacionais, com o apoio de 402 veículos. Às 07:20, mais de dois mil operacionais combatiam 46 incêndios – entre fogos em curso, resolução e conclusão – em Portugal continental, com o auxílio de 785 veículos.

Impala Instagram


RELACIONADOS