Incêndio no concelho de Seia dominado às 14h24

O incêndio em Loriga, no concelho de Seia, na serra da Estrela, foi dado como dominado pelas 14h24 de hoje, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda.

Incêndio no concelho de Seia dominado às 14h24

O fogo em Seia, que eclodiu pelas 22:05 de segunda-feira e progrediu numa zona de difíceis acessos, “foi considerado dominado às 14h24”, segundo a fonte do CDOS. De acordo com o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 14h45, o incêndio mobilizava 234 operacionais, apoiados por 57 veículos e nove meios aéreos.

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, disse hoje que as chamas progrediram “num sítio inacessível, no alto do vale glaciar, por baixo da Torre [da Serra da Estrela”, numa zona escapada, e o seu combate foi “essencialmente apeado”. Luciano Ribeiro lembrou que durante a noite os bombeiros levaram “duas a três horas de caminhada, com material sapador às costas”, para chegarem ao incêndio, situação que o levou a louvar a sua “bravura”.

Segundo o responsável, outros operacionais foram, durante a manhã, helitransportados “para as várias zonas do incêndio”. O autarca de Seia, no distrito da Guarda, adiantou que o fogo não colocou em perigo qualquer localidade e as chamas atingiram uma zona “essencialmente de matos e de pastagens de alta montanha, com a flora e a fauna habitual nestas zonas”.

Impala Instagram


RELACIONADOS