Incêndio de Monchique: fogos já afetam Vilamoura e Albufeira [vídeo]

Os incêndios que ainda deflagram na zona de Monchique estão a deixar o sul do país imerso numa nuvem de fumo. Veja as imagens impressionantes captadas em várias zonas do Algarve

O incêndio que atinge Monchique há seis dias consecutivos continua a não dar tréguas. A dimensão do fogo gerou enormes colunas de fumo, que são visíveis em várias cidades do Algarve.

Incêndio de Monchique está a deixar o «ar irrespirável»

O céu ficou ‘pintado’ de vermelho e cinzento e está coberto de fumo. As imagens que correm nas redes sociais são impressionantes.

Este incêndio de grandes dimensões também já é visível do espaço. Foi fotografado esta segunda-feira, 6 de agosto, pelo astronauta alemão na Agência Espacial Europeia (ESA), Alexander Gerst, que partilhou três fotos nas redes sociais.

LEIA MAIS: Hospital veterinário do Algarve abre portas a animais vítimas do incêndio

Na fotografia mais aproximada, é visível uma coluna de fumo por cima da região onde as chamas lavram há dias no distrito de Faro e que se estendia até à costa sul de Portugal, por cima do mar.

O primeiro-ministro, entretanto, avisou hoje que o incêndio de Monchique vai continuar a lavrar nos próximos dias, considerando que este fogo foi «a exceção que confirmou a regra» do sucesso da atual operação de combate.

Este fogo «era um desastre anunciado» devido ao acumular de mato

Um reputado climatologista, porém, diz que incêndio em Monchique era um «desastre anunciado», contrariando o diagnóstico otimista de António Costa.

A paisagem mediterrânica, nomeadamente Portugal, tem de aprender a «conviver de maneira saudável» com os incêndios florestais, defendeu o climatologista Carlos da Câmara. Este fogo «era um desastre anunciado» devido ao acumular de mato.

FOGOS: Alerta e recomendações para perigos de inalação de fumo

Depois da publicação no Twitter na segunda-feira, esta foi a primeira vez que António Costa falou publicamente sobre o incêndio de Monchique, que deflagrou na sexta-feira, durante o balanço da resposta operacional e das medidas adotadas pelas várias entidades na sequência da onda de calor registada nos últimos dias, que decorreu na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Lisboa.

«Não devemos ter a ilusão de que este incêndio [de Monchique] vai ser extinto nas próximas horas. O incêndio irá, aliás, agravar», avisou, antecipando que o fogo «lavrará nos próximos dias».

As notícias sobre o pior incêndio do ano atualizadas em permanência AQUI

Impala Instagram


RELACIONADOS