Quase 200 bombeiros combatem fogo em Póvoa de Lanhoso. Há 2 feridos

Um incêndio “com duas frentes ativas” numa zona florestal da Póvoa de Lanhoso está a ser combatido por cinco meios aéreos, 108 operacionais e 31 viaturas, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.

Quase 200 bombeiros combatem fogo em Póvoa de Lanhoso. Há 2 feridos

15h44:  O incêndio de grandes dimensões na Póvoa de Lanhoso, que levou a retirar cem pessoas de um parque radical, tem duas frentes ativas, combatidas por 202 homens, 61 viaturas e sete meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

Em declarações à Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga acrescentou que o “vento forte está a dificultar o combate às chamas” numa zona de floresta da freguesia de fonte da Arcada e Oliveira, e assegurou que o fogo está “contido” e “não alastrou muito”, mantendo “duas frentes ativas”.

O incêndio, que começou às 09:43 no lugar de Porto de Bois, obrigou ao fim da manhã a evacuar o parque radical Diverlanhoso, “por precaução, devido ao fumo”, mas aquele centro de divertimentos “já não apresenta problemas”, estando a situação “normalizada”, embora as “cem pessoas retiradas” permaneçam fora do local, acrescentou a mesma fonte do CDOS.

LEIA MAIS: ÚLTIMA HORA: Incêndio em Loulé

“A Diverlanhoso já tem não problemas. Retirámos cerca de 100 pessoas devido ao fumo, mas a situação está normalizada. No entanto, as pessoas, levadas para o Centro Social de Serzedelo, não regressaram” ao parque radical, disse a fonte do CDOS.

A mesma fonte indicou que o fogo estava a ser combatido por 196 operacionais, 59 viaturas e sete meios aéreos, mas entretanto a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Prociv) apontava, pelas 14: 50, para um reforço de meios para 202 homens e 61 viaturas.

De acordo com o CDOS, um bombeiro “sofreu uma entorse” durante o combate às chamas, tratando-se de “um ferido ligeiro” que já se deslocou ao hospital. Já a CMTV adianta que há mais outro bombeiros ferido.

11h28: Há um bombeiro ferido. O parque radical foi evacuado, diz o jornal Correio da Manhã.

[em atualização]

O fogo do distrito de Braga é o que mais meios mobiliza em todo o país e começou pelas 09:45, na freguesia Fonte Arcada e Oliveira, localidade “Diverlanhoso”, de acordo com a informação disponível na página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Prociv).

Pelas 10:30, o fogo era combatido por cinco meios aéreos, 88 operacionais e 26 viaturas, e pelas 11:00 registou-se um reforço para 108 homens e 31 viaturas, segundo a mesma página.

LEIA MAIS: Incêndio em habitação em Tarouca provoca quatro desalojados

Impala Instagram


RELACIONADOS