IPMA coloca ilhas dos Açores em aviso laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertou para a ocorrência de períodos de chuva forte nas ilhas do grupo Oriental dos Açores.

IPMA coloca ilhas dos Açores em aviso laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertou para a ocorrência de períodos de chuva forte nas ilhas do grupo Oriental dos Açores, que estão sob aviso laranja, o segundo mais grave, até meio da tarde de hoje.

“Uma superfície frontal fria, com atividade moderada a forte, atravessou as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) durante a madrugada e deverá hoje condicionar o estado do tempo no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), provocando períodos de chuva forte, passando a aguaceiros”, refere um comunicado assinado pelo meteorologista Carlos Ramalho, da delegação do IPMA no arquipélago.

Ilhas do grupo oriental em alerta

As ilhas de São Miguel e Santa Maria vão estar sob aviso laranja referente a chuva até às 15:00 locais (mais uma hora em Lisboa), passando depois a aviso amarelo até às 18:00.

O aviso amarelo, o menos grave, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas, enquanto o laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS