Por que devem as grávidas redobrar cuidados com os pés

Grávidas devem redobrar cuidados com os pés na gravidez. Os problemas podem aumentar durante a gestação. Pés chegam a crescer 1 a 2 tamanhos.

As grávidas devem redobrar cuidados com os pés na gravidez. Os problemas podem aumentar durante a gestação. Os pés podem mesmo chegar a crescer 1 a 2 tamanhos.

Durante o período de gestação, o aumento do peso corporal pode alterar a forma como as mulheres caminham, e desta forma causar determinados problemas nos pés.

LEIA MAIS: Irmão de Avicii ainda viajou para o salvar mas chegou tarde demais

Esta situação tem tendência a agravar no final da gravidez, e até poderá levar ao aparecimento de dores e desconforto no momento de realizar determinadas tarefas do dia-a-dia.

Em declarações à Crescer Contigo, o podologista Francisco Oliveira Freitas afirma que «grande parte das mulheres grávidas apresenta sintomas de cãibras e aparecimento de varizes».

LEIA MAIS: Estudante portuguesa morre em acidente trágico no Brasil

Segundo o mesmo especialista, pode ainda haver lugar «alteração da postura, aumento de pressão sobre joelhos e pés e ocorrência de retenção de líquidos».

«Dois dos problemas mais comuns nos pés durante a gravidez são a pronação excessiva (abatimento do arco) e o edema, que podem conduzir a dores na planta dos pés e do calcanhar», explica.

Contudo, existem medidas que podem ser tomadas para evitar ou minimizar estes problemas, de maneira a que o período de gestação seja o mais confortável e indolor possível. Assim, devem adotar-se pequenos hábitos que farão a diferença no final de cada dia.

8 conselhos para facilitar a vida às grávidas

1. Caminhar com calçado que envolva toda a planta do pé, para melhorar o apoio e, se possível, para evitar entorses;
2. Cortar as unhas de forma reta e evitar retirar as cutículas, uma vez que estas podem impedir o aparecimento de fungos ou outras infeções;
3. Fazer massagens circulares nos pés e pernas e aplicar cremes específicos para diminuir o inchaço e o desconforto;
4. Elevar as pernas durante o dia para aliviá-las de cansaço e inchaço;
5. Utilizar meias de descanso para facilitar a circulação sanguínea;
6. Apoiar os pés num banquinho enquanto estiver sentada;
7. Aplicar diariamente creme hidratante que melhore a elasticidade da pele e previna secura e endurecimento, que podem levar ao desenvolvimento de calos e calosidades;
8. Praticar desporto de forma moderada, como natação ou caminhadas, de maneira a melhorar a circulação e o fortalecimento muscular.

Texto: Cynthia Valente | WIN Porto

LEIA MAIS: Estas são as calças que vão estar na moda este verão

Impala Instagram


RELACIONADOS