GNR realiza operação no âmbito das deslocações em viagens de finalistas

Lisboa, 15 mar 2024 (Lusa) — A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza a partir de segunda-feira uma operação de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras terrestres no âmbito das deslocações em viagens de finalistas, anunciou hoje a guarda.De acordo com a GNR, a operação “Spring Break 2024”, que se realiza em […]

GNR realiza operação no âmbito das deslocações em viagens de finalistas

Lisboa, 15 mar 2024 (Lusa) — A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza a partir de segunda-feira uma operação de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras terrestres no âmbito das deslocações em viagens de finalistas, anunciou hoje a guarda.

De acordo com a GNR, a operação “Spring Break 2024”, que se realiza em duas fases, envolve ações de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras de Vilar Formoso, no distrito da Guarda, Caia, em Portalegre, e Vila Real de Santo António, em Faro.

O objetivo da operação é a prevenção de comportamentos de risco por parte da população jovem, que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e Catalunha em viagem de finalistas.

Na primeira fase, que decorre até 24 de março, a GNR vai fazer ações de sensibilização junto dos jovens, visando a consciencialização e sensibilização dos estudantes para os comportamentos de risco associados “ao consumo de drogas e álcool inerentes às viagens de finalistas e férias escolares, direcionadas para o grupo-alvo de alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade”.

Entre os dias 22 de março e 07 de abril, a GNR, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de deteção de droga, em coordenação com a Guardia Civil espanhola, serão efetuadas ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres em Vilar Formoso, Caia e Vila Real de Santo António.

Segundo a GNR em comunicado, o objetivo é “detetar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que irão transportar os jovens”.

Também a PSP está a realizar ações de sensibilização junto dos estudantes que vão realizar viagens de finalistas, alertando-os para o consumo excessivo de álcool e droga durante as viagens.

Em comunicado enviado à Lusa na terça-feira, a Polícia de Segurança Pública indicou que a operação “Viagens de Finalistas” vai decorrer até 22 de março em todo o país, numa altura em que estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário realizam viagens de finalistas, sendo Espanha um dos destinos mais frequentes.

DD (CMP) // SB

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS