GNR multa 60 pessoas por apanha ilegal de amêijoa em Alcochete

A GNR multou 60 pessoas, na quarta-feira, por captura de amêijoa sem licenciamento, numa zona onde esta atividade é interdita, na praia do Samouco, em Alcochete, no distrito de Setúbal.

GNR multa 60 pessoas por apanha ilegal de amêijoa em Alcochete

A GNR multou 60 pessoas, na quarta-feira, por captura de amêijoa sem licenciamento, numa zona onde esta atividade é interdita, na praia do Samouco, em Alcochete, distrito de Setúbal. “No decorrer da operação foram elaborados 60 autos de contraordenação e apreendido material no valor estimado superior a 80 mil euros”, avançou a GNR, em comunicado.

Na quarta-feira, esta força de segurança realizou uma operação de fiscalização à apanha de bivalves na praia do Samouco procurando, em simultâneo, identificar a eventual exploração de imigrantes em situação ilegal, que estivessem a participar nesta atividade.

LEIA DEPOIS
Estado português condenado a pagar 20 mil euros por despedimento ilegal de empregada de embaixada

Identificadas cerca de 600 pessoas que estavam a praticar a atividade

Durante a investigação foram apreendidas oito toneladas de amêijoa japonesa e identificadas cerca de 600 pessoas que estavam a praticar a atividade ou que tinham bivalves em sua posse.

Deste número de cidadãos, 210 eram estrangeiros e “40 foram notificados para abandono voluntário do país”, segundo os dados atualizados hoje pela GNR. Além disso, acrescentou a força de segurança, três pessoas foram detidas “por desobediência após notificação para abandono do país” e outras duas foram notificadas “para comparecer na delegação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Setúbal”.

 Restaurante no local suspenso e multado por “falta de condições de higiene”

Um restaurante que se situa no local também foi suspenso e multado por “falta de condições de higiene”, sendo apreendida “diversa documentação relacionada com os ilícitos verificados no local”, indicou. Segundo o comandante da GNR no Montijo, que coordenou a operação, Ricardo Samouqueiro, as coimas para a apanha ilegal de bivalves podem atingir os 3750 euros. Segundo a força policial, os bivalves, “por parecer da autoridade veterinária, foram destruídos em local próprio para o efeito”.

LEIA MAIS
Meteorologia: Previsão do tempo para esta sexta-feira, 14 de fevereiro
Óbidos | Jovem de 17 anos está desaparecido. Bombeiros pedem ajuda

Impala Instagram


RELACIONADOS