Furacão Maria com ventos de 180 km/h coloca país em «alerta vermelho» a partir da noite

Furacão Maria intensifica-se para categoria 2, numa escala de 5, e vários países recebem aviso de «alerta vermelho de ciclone», anunciam as Autoridades.

A força do furacão Maria intensificou-se hoje para categoria 2, numa escala de 5. Martinica, país para onde se dirige, passa a «alerta vermelho de ciclone», anunciaram as Autoridades.

Depois de Guadalupe, o instituto meteorológico francês Météo France colocou agora a Martinica em vigilância vermelha por causa do furacão Maria

«Maria estará o mais próximo das nossas costas a meio do dia», indicou a prefeitura desta ilha das Caraibas. «A atividade económica deve ser interrompida»”, assim como os transportes públicos.

O furacão Maria foi classificado na categoria 2, com ventos que podem atingir os 180 quilómetros por hora. Teme-se que vá ganhando intensidade e que possa causar estragos significativos nas Caraíbas, zona já devastada pelo Irma.

O Irma foi  qualificado pela Organização Mundial de Meteorologia como o furacão mais forte de sempre no Atlântico. Deixou um rasto de destruição em várias ilhas das Caraíbas, em Cuba e ainda nos Estados Unidos, sobretudo na Florida, tendo causado dezenas de mortos.

«Não se pode excluir completamente que o Maria atinja a categoria 3 à passagem perto de Guadalupe», advertiu a Météo France. «Essa ameaça deve ser levada muito a sério», adverte ainda.

Escolas, serviços administrativos e empresas estarão fechadas ao princípio da noite em Portugal

As autoridades pediram assim aos habitantes de Guadalupe para a partir do início da noite em Portugal «se abrigarem, na sua habitação ou num local seguro, e informarem-se das condições meteorológicas através da rádio».

As escolas estarão fechadas hoje e os serviços administrativos e empresas encerrarão ao meio-dia, princípio da noite em Portugal. Está prevista uma forte ondulação, ventos de 150 a 180 quilómetros/hora e chuvas fortes que continuarão na terça-feira, adiantou a Méteo France.

Luís Martins | WIN , com Lusa

Clique nas imagens e leia outras notícias em destaque

sismo matará 17 a 27
Sismo em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas | Hosiptais de S. José e de St.ª Maria não estão preparados, mas o edifício do Parlamento está (vídeo)
Mulher desiste da adoção ao ver a cara da bebé
Mulher desiste da adoção ao ver a cara da bebé
Há 10 moedas de 2 euros em circulação que valem milhares e uma pode estar na sua carteira
Há 10 moedas de 2 euros em circulação que valem milhares e uma pode estar na sua carteira
Adolescente dá à luz na rua depois de centro saúde recusar atendê-la
Adolescente dá à luz na rua depois de centro saúde recusar atendê-la (vídeo)
Família de quatro pessoas executada a tiro em estação de comboios
Família de quatro pessoas executada a tiro em estação de comboios

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS