Frota aérea de combate a incêndios florestais da UE entra hoje de prevenção

A frota de aviões de combate a incêndios florestais da União Europeia está operacional desde hoje, com 12 aviões e um helicóptero posicionados em zonas estratégicas.

Frota aérea de combate a incêndios florestais da UE entra hoje de prevenção

“A partir de hoje, a frota [com 12 aviões e um helicóptero posicionados em zonas estratégicas, e nenhuma delas é em Portugal] estará operacional para ajudar os países europeus a combater os incêndios florestais durante a época alta”, anunciou, na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia, o porta-voz para a gestão de crises, Balazs Ujvari.

Para ler depois
Portugal perdeu 19.578 residentes em apenas um ano
Portugal perdeu 19.578 pessoas num ano, indicam as primeiras estimativas da população feitas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) após o Censos 2021, que situam em 10.352.042 o número de residentes no país (… continue a ler aqui)

A frota faz parte da reserva europeia de recursos que responde a emergências, rescEU, e os meios de combate a incêndios estarão posicionados na Croácia, em França, na Grécia, em Itália, em Espanha e na Suécia, prontos para serem destacados este verão. A frota consiste em dois aviões da Croácia, dois de França, outros dois aviões e um helicóptero da Grécia, dois aviões de Espanha e outros tantos da Suécia. Nenhuma meio aéreo é português e o mais próximo situa-se no país-vizinho.

Impala Instagram


RELACIONADOS