Frio até ao fim desta semana mas o fim do mês vai ser quente

Todos os distritos de Portugal continental continuam sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima, segundo o IPMA. Frio mantém-se até ao fim desta semana.

Frio até ao fim desta semana mas o fim do mês vai ser quente

O frio vai mantém-se até ao fim desta semana e todos os distritos de Portugal continental continuam pelo menos até quarta-feira sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso amarelo vai estar em vigor até às 12h00 de quarta-feira.

Hoje, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os -4 graus celsius em Bragança e os 03 graus em Faro. As temperaturas máximas vão variar entre os 06 graus na Guarda e os 13 em Faro. O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. O Instituto prevê para hoje no continente céu geralmente limpo e vento em geral fraco predominando de nordeste, soprando moderado nas terras altas até ao meio da manhã.

LEIA DEPOIS
Temperaturas mínimas extremas de até 25 graus negativos em Espanha

A previsão aponta também para a formação de gelo ou geada, em especial no interior, pequena descida da temperatura mínima e subida da temperatura máxima no interior da região Centro. Até ao próximo domingo, porém, a temperatura média do ar deverá manter-se abaixo dos valores normais para a época. Nos primeiros dez dias deste ano, a temperatura média do ar foi de 4,5°C, menos 5°C em relação ao habitual, de acordo com o IPMA.

Depois da vaga de frio, temperaturas acima do normal

Em 2017, registaram-se temperaturas na ordem dos deste ano, e, naquele inverno, a gripe e a vaga de mataram mais de 4 mil pessoas. A previsão do IPMA aponta para anomalia negativa da temperatura média do ar entre -6ºC e -1ºC, mas, a partir de 25 de janeiro, há perspetivas de já valores acima do normal.

Frio persistente em janeiro são comuns, com registo de, pelo menos, seis já neste século. Em 2017, o IPMA recorda ter havido “valores extremos de temperatura mínima do ar em Chaves, Sabugal e Covilhã”, entre outros, cita a edição impressa do JN desta terça-feira, 12 de janeiro. Na semana passada, registaram-se contudo mínimos recorde em Chaves (-8,3ºC ) e na Covilhã (-6,4ºC). Naquelas duas estações meteorológicas, os máximos tinham sido batidos em janeiro de 2017, com a mínima em Chaves a chegar a -8,1ºC e na Covilhã aos -5,5ºC Em 2017, gripe e vaga de frio levaram a um excesso de mortalidade, que as autoridades de Saúde calculam ter sido de 4.467 óbitos.

LEIA AGORA
Proibidas máscaras que não tinham marcação CE nem rotulagem

Impala Instagram


RELACIONADOS