Foco na Azambuja está em resolução. Estratégia na Grande Lisboa vai mudar

O surto de covid-19 em Azambuja está em fase de resolução e a estratégia para Lisboa e Vale do Tejo passa de testagem em massa para acompanhamento dos casos registados.

Foco na Azambuja está em resolução. Estratégia na Grande Lisboa vai mudar

“O foco da Azambuja, que já teve um grande impacto e muitos casos ativos há duas, três semanas, neste momento é um foco que está em resolução”, afirmou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa diária de acompanhamento da pandemia.

LEIA DEPOIS
OMS: Parece ser «muito raro» assintomáticos transmitirem covid-19

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que a estratégia de “testagem massiva” na região, centrada sobretudo em empresas de construção civil e trabalho temporário, vai mudar e passar para “seguimento de casos ativos, que estão em vigilância”.

“Esta será, a partir de agora, a nossa estratégia, embora continuemos à procura de novos casos, principalmente de onde poderão vir a surgir novos surtos”, afirmou Lacerda Sales. De 14 mil testes feitos, “estão processados 12.225 com 555 positivos, o que dá uma taxa de 4,53%”, indicou.

Agora é fase de isolar e acompanhar

Referindo-se especificamente à Azambuja, Graça Freitas considerou que o foco de contágio “tenderá a extinguir-se” e neste momento “não está francamente ativo e a gerar novos casos, estão a sair do surto mais pessoas do que as que estão a entrar”.

No surto verificado nas últimas semanas na região de Lisboa e Vale do Tejo, a maior parte dos infetados está numa “população jovem, saudável e com doença muito ligeira, que tende a recuperar rapidamente” da covid-19, declarou.

“Já testámos, já encontrámos, agora é fase de isolar e acompanhar e é preciso que as pessoas colaborem”, referiu Graça Freitas, indicando que os cinco concelhos da região mais atingidos são “Lisboa, Loures, Amadora, Odivelas e Sintra”.

“Casos dispersos associados a grandes obras”

Uma das razões que pode explicar o surto é a densidade populacional destes concelhos, referiu, acrescentando que os ajuntamentos levam a maior transmissibilidade do novo coronavírus e “terá sido aqui esta dinâmica”.

Continuam a verificar-se “casos dispersos associados a grandes obras [de construção] e alguns focos mais pequenos no Oeste, associados a empresas de trabalho temporário de apanha da fruta”.

Há também “de vez em quando focos em lares e ligados a múltiplas atividades, mas estão identificados e controlados”, referiu Graça Freitas.

LEIA MAIS
Situação de calamidade vai continuar até ao final do mês de junho
Meteorologia: Previsão do tempo para quarta-feira, 10 de junho

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS