Flowr Corporation vende produtora de canábis medicinal em Sintra e Aljustrel

A empresa RPK Biopharma, que produz canábis medicinal em Sintra (Lisboa) e Aljustrel (Beja), mudou de proprietária, depois da canadiana Flowr Corporation ter vendido a Holigen Holdings Limited à Akanda Corporation por cerca de 32,3 milhões de euros.

Flowr Corporation vende produtora de canábis medicinal em Sintra e Aljustrel

A empresa RPK Biopharma, que produz canábis medicinal em Sintra (Lisboa) e Aljustrel (Beja), mudou de proprietária, depois da canadiana Flowr Corporation ter vendido a Holigen Holdings Limited à Akanda Corporation por cerca de 32,3 milhões de euros. Em comunicado enviado à agência Lusa, a Flowr Corporation explicou que o acordo entre as duas empresas foi firmado pelo valor de 35 milhões de dólares, ou seja, cerca de 32,3 milhões de euros ao câmbio atual.

Segundo a Flowr, a transação “apresenta um ganho significativo” para todos os seus acionistas, acontecendo numa altura em que o mercado europeu “se aproxima de uma mudança regulamentar”. O negócio prevê que a Akanda fique proprietária das instalações que a RPK Biopharma, subsidiária da Holigen em Portugal, tem na freguesia de São João de Negrilhos, no concelho alentejano de Aljustrel, com 72 hectares.

A Akanda, empresa internacional de plataformas médicas de canábis e bem-estar com investimentos no Lesoto e no Reino Unido, passa a ser igualmente proprietária das instalações da RPK Biopharma em Sintra, concebidas para produzir “pelo menos duas toneladas de canábis medicinal ‘premium’ de alta qualidade por ano”.

Dois terços das mulheres inquiridas em estudo dizem ter sido alvo de body shaming

Quase dois terços (64%) das mulheres inquiridas num estudo afirmam ser ou ter sido alvo de comentários depreciativos ou insultos sobre o seu corpo, em especial por parte dos amigos, familiares e conhecidos (…continue a ler aqui)

Também em comunicado enviado à Lusa, a Akanda frisou que o acordo com a Flowr lhe acrescentará “os bens valiosos de cultivo, fabrico e distribuição para acelerar” o seu modelo de negócio. “A aquisição proposta irá acelerar significativamente o modelo de negócio de cultivo até ao paciente da Akanda na região EMEA [Europa, Médio Oriente e África], melhorando a capacidade da empresa para satisfazer a procura crescente de canábis medicinal e posicionando-a para os mercados de uso adulto à medida que a regulamentação evolui”, reforçou.

A Akanda acrescentou, na mesmo nota, que a aquisição da Holigen lhe permite “tanto a capacidade como o caminho para a entrega de canábis medicinal com certificação GMP para os mercados legais da União Europeia (UE), através de um modelo integrado verticalmente eficiente”.

A empresa sublinhou ainda que as agora suas instalações em Sintra e Aljustrel “irão proporcionar a flexibilidade de capacidade em Portugal para produzir duas toneladas de canábis ‘premium indoor’ [em interior], mais de 100 toneladas de canábis ‘outdoor’ [ao ar livre] e mais de oito toneladas de capacidade de produção anual de terceiros”. “Juntamente com a Holigen, queremos tornar-nos no líder claro nos mercados atuais e emergentes na Europa, tanto para clientes de uso médico como eventualmente para adultos”, diz Tej Virk, CEO (‘chief operating officer’) da Akanda, citado no comunicado.

O mesmo responsável acrescentou que “Portugal é uma das principais jurisdições da UE a conduzir negócios de canábis com um governo virado para o futuro, para além de um regulador reativo”. A par das instalações em Sintra e Aljustrel, a Akanda também “beneficiará da biblioteca genética” da Flowr, bem como de “certas novas cultivares exóticas que serão exportadas para Portugal a partir do Canadá”.

De acordo com a nota da empresa, Tom Flow, atual CEO interino da Flowr e responsável pela gestão da Holigen desde outubro de 2021, deverá continuar a gerir a operação através da Akanda.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS