Fisioterapia pode aliviar pressão nas urgências hospitalares

Integração de profissionais de fisioterapia nas equipas de urgência hospitalar pode dar resposta a grande parte dos problemas dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Fisioterapia pode aliviar pressão nas urgências hospitalares

A integração dos profissionais de fisioterapia nas equipas de urgência hospitalar pode dar resposta a grande parte dos problemas dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, aumentando a eficiência e qualidade dos cuidados prestados e reduzindo o tempo de espera dos doentes. Segundo Bird e colaboradores (2016), cerca de 25% dos doentes que recorrem aos serviços de urgência apresentam queixas relacionadas com perturbações músculo-esqueléticas, números que tendem a agravar-se com o envelhecimento da população e ao aumento da esperança média.

Atualmente, os problemas musculares, articulares e ósseos já são responsáveis por 23% do total de anos vividos com incapacidade. Emanuel Vital, candidato a bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, considera que “a integração dos fisioterapeutas nas equipas multidisciplinares dos serviços de urgências dos hospitais permitiria a recuperação de 15 anos de atraso na utilização dos recursos de fisioterapia no SNS”. Bem como “alargar a capacidade de resposta destes serviços face à crescente procura e complexidade dos doentes”. “A operacionalização de repostas, com vista à implementação de um novo paradigma de oferta de cuidados de saúde exige a mobilização das ordens profissionais relevantes na Saúde, em estreita articulação com a tutela. Ganham os doentes, ganham todos os profissionais e ganha o SNS”, considera.

A integração de fisioterapeutas nas equipas de urgência hospitalar em países como Inglaterra, Canadá e Estados Unidos demonstra, de acordo com Emanuel Vital “a eficácia da medida, verificando-se o aumento da eficiência nos cuidados de saúde prestados, a redução dos custos e de tempo de espera no atendimento, maior satisfação dos utentes e a diminuição do recurso recorrente às urgências”.

Impala Instagram


RELACIONADOS