Sabia que duas faculdades portuguesas estão entre as 50 melhores do mundo?

Financial Times coloca duas faculdades portuguesas entre as 50 melhores do mundo a formar executivos

Sabia que duas faculdades portuguesas estão entre as 50 melhores do mundo?

As faculdades de economia da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Nova de Lisboa estão entre as 50 melhores do mundo, segundo o ranking de programas de formação de executivos divulgado hoje, dia 15 de maio, no jornal britânico Financial Times.

No ranking, que combina os dois tipos de formações analisadas, os programas abertos e os programas feitos à medida de empresas, a Católica Lisbon School of Business and Economics (CLSBE) surge no 43.º lugar, com a Nova School of Business and Economics (NSBE) a encerrar a tabela das 50 melhores escolas de economia para o Financial Times.

Numa análise apenas aos programas de formação abertos, surge ainda outra faculdade portuguesa, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto. A Porto Business School ocupa a 69.ª posição na classificação deste tipo de programa.

Universidade Católica Portuguesa está entre as 50 melhores pelo 11ºano

Em comunicado, a CLSBE destaca que integra a lista das 50 melhores escolas de economia do Financial Times pelo 11.º ano consecutivo e que, numa perspetiva exclusivamente europeia, está entre as 20 melhores, sendo também uma das 10 mais internacionais da Europa.

Para o diretor da faculdade de economia da Universidade Católica Portuguesa, citado no comunicado, a classificação é “um motivo de grande orgulho” e reflete a “forte aposta na internacionalização”.

A faculdade destaca as parcerias estabelecidas entre a Católica Lisbon School e instituições internacionais como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), na região de Boston, nos Estados Unidos, ou a universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh, também nos Estados Unidos.

Espanha lidera a lista

A lista que combina os resultados nos dois tipos de programa de formação de executivos colocam este ano em 1.º lugar a espanhola IESE Business School, à qual se segue a suíça IMD, a norte-americana Harvard Business School e, empatadas, a britânica London Business School e a Center for Creative Leadership, uma escola que resulta da parceria entre quatro países: EUA, Bélgica, Singapura e Rússia.

O ‘ranking’ analisa as instituições de ensino a partir de informação recolhida junto de alunos e direções das escolas.

Aos alunos é pedido que pontuem os programas de formação de executivos em critérios como preparação, conceção dos cursos, métodos e materiais de ensino, objetivos atingidos e condições das instalações das escolas, entre outros. As escolas fornecem informação sobre o total de mulheres inscritas nas formações, o número de estudantes internacionais, crescimento e parcerias com outras instituições, entre outros aspetos.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS