Filhos e netos acompanham corpo de Isabel II em cortejo até Westminster

Filhos e netos de Isabel II acompanharam hoje o corpo da rainha no cortejo entre o Palácio de Buckingham e o Palácio de Westminster, em Londres, assinalado por salvas de canhão, e observados por milhares de pessoas.

Filhos e netos acompanham corpo de Isabel II em cortejo até Westminster

O Rei Carlos III e os filhos, príncipes William e Harry, caminharam atrás do caixão de Isabel II transportado numa carruagem de artilharia, juntamente com os outros filhos da monarca, Ana, André e Eduardo. No grupo encontram-se ainda outros membros da família real, como o marido da princesa Ana, Tim Laurence, e o filho, Peter Phillips, o primo da Rainha, Príncipe Ricardo (Duque de Gloucester) e o sobrinho da rainha, David Armstrong-Jones (Conde de Snowdonia).

A rainha consorte, Camilla, a Princesa de Gales (esposa de William) Catarina, a Condessa de Wessex (esposa do príncipe Eduardo), Sofia, e a Duquesa de Sussex (esposa de Harry), seguiram de carro. O caixão, que pernoitou no Palácio de Buckingham, foi também acompanhado por militares. Ao longo do percurso formaram-se multidões com pessoas que esperaram várias horas para poder ter uma boa posição junto às barreiras metálicas. À frente do caixão, após os militares, caminham vários funcionários que trabalhavam para a Rainha.

A cada minuto da procissão foram disparadas salvas de canhão em Hyde Park, que se podia escutar ao fundo. O corpo será depositado no Salão de Westminster [Westminster Hall], a parte mais antiga do edifício onde funciona o parlamento britânico, cujas origens remontam ao século XI. O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, celebrará então uma curta missa para o Rei e a restante família real antes de o espaço ser aberto ao público, às 17:00.

O caixão, fechado e coberto pelo estandarte real e pela Coroa Imperial do Estado, esfera e ceptro, ficará nos próximos dias cinco dias sobre uma plataforma elevada, conhecida como catafalco, e guardado continuamente por soldados de regimentos militares que servem o Rei. Nos próximos dias, são esperadas milhares de pessoas para visitar o caixão e prestar a última homenagem. O salão vai estar aberto 24 horas por dia até às 06:30 de segunda-feira, data do funeral.

Foram velados neste espaço o primeiro-ministro William Gladstone (1898), os reis Eduardo VII (1910), Jorge V (1936), Jorge VI (1952) e Winston Churchill (1965). O último membro da família real a ficar em câmara ardente no Salão de Westminster foi a Rainha Mãe, em 2002, quando cerca de 200.000 pessoas fizeram fila para ver o caixão ao longo de três dias.

O Reino Unido cumpre atualmente um período de luto nacional na sequência da morte de Isabel II, que morreu aos 96 anos em 08 de setembro, após mais de 70 anos de reinado, o mais longo da história do Reino Unido. Após a morte da monarca, o seu filho primogénito assumiu aos 73 anos as funções de rei como Carlos III.

Impala Instagram


RELACIONADOS