
Festival Internacional de Cinema da Praia arranca na quarta-feira na capital de Cabo Verde
Para esta edição do festival, que se realiza na zona histórica da cidade da Praia, estão inscritos 121 filmes, tendo sido selecionados 27 filmes para a secção competitiva do festival: quatro nacionais e 23 internacionais.
Ao todo, o festival conta com 12 filmes curtas-documentários, nove filmes curtas-ficção, quatro longas-documentários e duas longas-ficção.
Organizado pela Câmara Municipal da Praia, em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, a Associação Cabo-Verdiana de Cinema e Audiovisual e a Txan Films, o festival decorre até domingo e homenageia um dos mentores e impulsionadores deste festival, o jornalista e cineasta António Loja Neves, falecido este ano.
Em paralelo, o festival vai ter um programa de interação com convidados e cineastas internacionais, com a realização de sete ‘masterclasses’ em parceria com algumas universidades sediadas na Praia.
Serão discutidos temas como a abordagem ao cinema negro, a distribuição no cinema e audiovisual, plataformas e circuitos de festivais internacionais e o audiovisual como ferramenta museológica.
O festival reserva espaço para sessões especiais: “CurtaSantos”, em parceria com o Festival de Curtas da Cidade de Santos (SP, Brasil); “Kugoma”, em parceria com o Festival de Curtas DOC de Maputo (Moçambique), “Memória Cinema PanAfricano no Feminino” com a presença da curadora e colecionadora Ms. June Givanni (Londres).
O habitual Plateuzona terá exibições em alguns bairros da cidade, com filmes produzidos e realizados por jovens da cidade da Praia, e o Plateauzinho apresentará exibições diárias para crianças.
Em termos de debates, o “Fórum Plateau” debruçar-se-á sobre dois grandes temas: Da linguagem estética às narrativas visuais do cinema e das opções e estratégias políticas ao mercado do cinema e audiovisual.
Para a abertura oficial do festival, que decorrerá na quarta-feira, no Cinema da Praia, está marcado um cine-concerto, com exibição do que se acredita serem as primeiras imagens em vídeo de Cabo Verde, acompanhados por uma banda musical.
Em seguida, será estreado em Cabo Verde o filme “Djon Africa”, dos realizadores Filipa Guerra e João Guerra, que foi fruto de uma produção conjunta entre Portugal e Cabo Verde.
SMM // SSS
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram