Federação apela à dádiva de sangue antes das férias

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue – FEPODABES apela à doação de sangue para reforçar as reservas no período que antecede as férias de verão.

Federação apela à dádiva de sangue antes das férias

Nas vésperas de uma homenagem que vai organizar em Fátima, no domingo, quando se assinala o Dia Mundial dos Dadores de Sangue, a federação lembra que doar sangue “pode ser feito com toda a segurança” durante a pandemia de covid-19 e que, neste período que antecede as férias de verão, reforçar as reservas de sangue “é fundamental”.

“Este ano, mais do que nunca, precisamos de todos os dadores pois devido à pandemia as universidades e empresas que até aqui organizavam recolhas de sangue, não podem fazê-lo e as unidades móveis não podem circular”, lembra o presidente da FEPODABES, Alberto Mota, citado em comunicado.

LEIA DEPOIS
Casal português detido no Canadá por suspeita de abuso sexual de crianças

No entanto, acrescenta, “é possível doar sangue nos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra, serviços hospitalares com recolha de sangue e nas recolhas organizadas pelas associações de dadores benévolos de sangue”.

Para apelar à dádiva, a FEPODABES vai ainda promover uma ação de sensibilização em diversos locais, começando no dia 30 de julho, na Praia da Vieira (Leiria), e passando pela Costa de Caparica (04 e 17 de agosto), Peniche (13 e 17 de agosto), Foz do Arelho (11 e 18 de agosto) e Almeirim (12 de agosto).

Peso igual ou superior a 50 kg

“A cada dois segundos alguém precisa de uma transfusão de sangue e todos os dias são necessárias mil unidades de sangue em Portugal”, lembra a FEPODABES, frisando que podem doar sangue todas as pessoas “com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos”.

O Dia Mundial do Dador de Sangue foi instituído pela Organização Mundial da Saúde em maio de 2005. A escolha da data da efeméride pretende homenagear Karl Landsteiner, um médico e biólogo norte-americano, de origem austríaca, precursor da transfusão sanguínea e agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina em 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos.

 LEIA MAIS
Funcionários públicos em teletrabalho vão ter avaliação de desempenho
Meteorologia: Previsão do tempo para terça-feira, 9 de junho

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS