Cientistas indicam quais são os melhores materiais para fazer máscaras caseiras

Equipa de cientistas da Universidade de Chicago testou uma variedade de materiais e aponta os melhores para fazer máscaras caseiras.

Cientistas indicam quais são os melhores materiais para fazer máscaras caseiras

De acordo com o Science Alert, os cientistas analisaram diversos materiais e as propriedades de filtragem de cada um. A primeira conclusão é a de que várias camadas e tecidos misturados para o fabrico caseiro de uma máscara filtram as partículas de forma mais eficaz. Porém, o ajuste inadequado da máscara pode tornar a proteção ineficaz. Depois de «realizados testes em vários tecidos comuns» – incluindo algodão, seda, chiffon, flanela e outros, sintéticos – «e as suas combinações», conclui-se que «no geral, descobriu-se que combinações de vários tecidos normalmente utilizados em máscaras de pano podem oferecer proteção significativa contra a transmissão de partículas».

LEIA DEPOIS
Redução do IVA na compra de máscaras e gel desinfetante entra em vigor amanhã

Os cientistas testaram a capacidade de várias partículas de diversos tamanhos e as dos dez nanómetros aos 10 micrómetros ultrapassam as barreiras de tecido. A conclusão é a de que, portanto, as máscaras são «importantes no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus, cujas partículas têm entre 80 a 120 nanómetros. Os «tecidos híbridos possuem múltiplas camadas de materiais» e são eficazes na filtragem da maior parte das partículas testadas. Nos casos das combinações algodão-seda, algodão-chiffon ou algodão-flanela, a filtragem é eficaz para 80% das partículas menores do que 300 nanómetros e superior a 90% para partículas com dimensão superior a 300 nanómetros».

Como funcionam a filtragem mecânica e a eletrostática

Como funciona a filtragem nos tecidos para máscaras caseiras
Como funciona a filtragem nos tecidos para máscaras caseiras

A filtragem mecânica de tecidos combinados, ou híbridos, reflete a capacidade capturar fisicamente as partículas. Em tecidos como o algodão, a alta contagem de linhas funciona melhor. Serve de ‘micro-peneira’. A filtragem eletrostática diz respeito a um tipo de tecido, como o poliéster, capaz de manter os aerossóis no interior do seu ambiente estático. Serve de ‘íman’. Mas não basta fazerem-se as combinações indicadas – algodão-seda, algodão-chiffon ou algodão-flanela. Entre tecidos, a colocação de filtros comuns para o café reforça bastante a proteção. Basta criar uma bolsinha no interior da máscara para que seja possível trocá-los ciclicamente.

Ajuste da máscara é essencial

Além dos materiais utilizados na produção das máscaras, é igualmente importante – ou mais ainda – a forma como se coloca a máscara. «As investigações também sugerem que as lacunas na máscara, provocadas por ajuste inadequado do tecido, podem resultar na redução em mais de 60% da capacidade da filtragem.» Só a combinação entre os tecidos corretos e o ajuste ideal tornam as máscaras caseiras eficazes, e não apenas acessórios de falsa proteção.

LEIA MAIS
Mulher de 29 anos assassina padre octogenário em ataque coordenado

Impala Instagram


RELACIONADOS