ExpoBairrada anima Oliveira do Bairro em julho com bilhetes a um euro

Rui Veloso, Ana Moura, Carolina Deslandes, Agir e Quinta do Bill são os cabeças de cartaz da ExpoBairrada, evento com bilhetes a um euro, entre 03 e 07 de julho, em Oliveira do Bairro.

ExpoBairrada anima Oliveira do Bairro em julho com bilhetes a um euro

ExpoBairrada anima Oliveira do Bairro em julho com bilhetes a um euro

Rui Veloso, Ana Moura, Carolina Deslandes, Agir e Quinta do Bill são os cabeças de cartaz da ExpoBairrada, evento com bilhetes a um euro, entre 03 e 07 de julho, em Oliveira do Bairro.

O Espaço Inovação volta a acolher a feira industrial, comercial e agrícola organizada pelo município de Oliveira do Bairro, tendo como mote “dar a conhecer o que de melhor se faz no coração da Bairrada”.

“Depois da nova dinâmica implementada no ano passado pelo município de Oliveira do Bairro, a edição de 2019 da ExpoBairrada mantém a aposta na componente empresarial do concelho e na vertente ambiental, ao nível da sustentabilidade do próprio evento, com melhorias ao nível da distribuição e localização dos vários espaços de exposição, restauração e recreio”, explicou hoje, em conferência de imprensa, a autarquia liderada pelo centrista Duarte Novo.

Para além da programação musical, que inclui também o rapper ProfJam, para além de vários DJ e bandas locais, a ExpoBairrada funciona como montra da gastronomia bairradina e sobretudo da cultura do vinho e da vinha da Bairrada, destacando-se os famosos espumantes da região demarcada. O bilhete diário custa apenas um euro.

“A nova assinatura do município, ‘No Coração da Bairrada’, assume agora protagonismo no certame que destaca o património do concelho e da região, como a indústria cerâmica, a agricultura, a enologia e a gastronomia, regressando às origens e tradições da região, quer económicas, quer culturais e etnográficas”, explica o líder do executivo.

A feira dispõe de três palcos, voltando a contar com uma tenda de espumantes e com um reforço dos espaços de restauração, que passam a 15, explorados por associações do concelho de Oliveira do Bairro, “onde se poderão degustar os mais tradicionais aromas e paladares da Bairrada”.

“O pavilhão será ocupado por expositores primordialmente do tecido empresarial do concelho de Oliveira do Bairro. As associações e entidades institucionais vão ocupar o espaço exterior, junto à tenda onde se vão realizar os concertos”, explica a autarquia.

Como é tradicional, o palco destinado aos artistas do concelho, “na sua vertente mais tradicional e sinfónica, ficará localizado junto à área de restauração, criando assim um ambiente propício a que as famílias possam saborear os pratos da Bairrada enquanto assistem a concertos e atuações dos músicos e dançarinos da “casa”. Por este palco vão passar fadistas, grupos de cantares, bandas filarmónicas e ranchos folclóricos.

A ExpoBairrada conseguiu obter a certificação ambiental “Sê-lo Verde 2019”, garantindo financiamento para o desenvolvimento de medidas de valorização e promoção da responsabilidade ambiental.

É ainda um EcoEvento, através da parceria estabelecida entre o Município de Oliveira do Bairro e a empresa ERSUC. Neste âmbito, a empresa irá oferecer aos expositores sacos para a recolha seletiva de resíduos recicláveis. No final do evento, o peso da totalidade dos resíduos recolhidos será revertido em valor monetário, que depois será entregue a uma instituição de solidariedade social do concelho.

Das várias iniciativas, destaca-se a oferta de copos reutilizáveis a todos os visitantes, entregues à entrada, eliminando a utilização de copos de plástico descartáveis no certame, e a oferta de cinzeiros portáteis aos fumadores, assim como a colocação de cinzeiros altos de exterior em vários pontos do Espaço Inovação.

O município bairradino destaca ainda a disponibilização de pontos/bebedouros de água potável, da rede pública, para consumo dos visitantes, e a instalação de sanitários verdes na ExpoBairrada, com a inclusão de telhados e fachada verde evaporativa e a utilização principal de materiais cem por cento naturais, como a cortiça.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS