Estudantes universitários de Lisboa querem mais polícia e iluminação junto aos Campus

«São muitas as áreas com falta de iluminação nestas zonas, que geram um clima de insegurança para os estudantes e facilitam ações criminosas», salientam.

Estudantes universitários de Lisboa querem mais polícia e iluminação junto aos Campus

As associações de estudantes universitários exigiram, esta segunda-feira, um maior investimento em policiamento e iluminação junto aos campus universitários de Lisboa na sequência dos assaltos registados naquela zona e da morte de um estudante.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: O tempo para segunda-feira, 6 de janeiro

Em comunicado, 12 associações de estudantes chamam a atenção para os assaltos que têm vindo a ocorrer na zona do Campus da Cidade Universitária, exigindo por isso um maior investimento no policiamento das faculdades dos campus universitários de Lisboa e das suas imediações.

«Apesar dos esforços da polícia para impedir a criminalidade nesta zona, é fundamental a alocação de mais agentes», alertam. Os estudantes pedem também um «grande investimento na iluminação do Campus», pois no seu entendimento a falta de luz «gera um ambiente propício a situações de assédio e assaltos no campus».

«São muitas as áreas com falta de iluminação nestas zonas, que geram um clima de insegurança para os estudantes e facilitam ações criminosas», salientam.

As associações dizem estar disponíveis para participar com a reitoria, os órgãos de gestão das faculdades, as forças policiais e a Câmara Municipal de Lisboa “na construção de soluções que garantam a segurança e bem-estar de todos os estudantes”.

Este comunicado das 12 associações surge na sequência da morte a 28 de dezembro de um jovem, filho de um inspetor-chefe da Polícia Judiciária (PJ) na reforma, assassinado durante um assalto com arma branca junto à Faculdade de Ciências, no Campo Grande, em Lisboa.

O jovem de 24 anos, que segundo o Correio da Manhã vinha de um restaurante de ‘fast food’ no Campo Grande, foi assaltado por três homens, que o esfaquearam no corpo supostamente porque a vítima ofereceu resistência. Em comunicado, as associações de estudantes lamentaram a morte do jovem, salientando que este crime foi o culminar de várias incidências que têm ocorrido na zona do Campus da Cidade Universitária.

Texto: Lusa

LEIA MAIS
Martunis sobreviveu a um tsunami em 2004. Hoje vai casar-se e até convidou Cristiano Ronaldo

 

Impala Instagram


RELACIONADOS