Estudantes manifestam-se hoje em Lisboa 60 anos depois da crise estudantil

Alunos de todo o país assinalam hoje o Dia Nacional do Estudante com protestos em várias escolas e duas manifestações em Lisboa, na mesma data em que comemoram os 60 anos desde a crise estudantil.

Estudantes manifestam-se hoje em Lisboa 60 anos depois da crise estudantil

Este ano, o Dia Nacional do Estudante coincide com os 60 anos desde a crise estudantil de 1962. E, seis décadas depois, os estudantes voltam a sair à rua. Já não para combaterem a ditadura, mas “carregados” de reivindicações para um ensino superior melhor. Com duas manifestações agendadas para Lisboa e uma vigília, todos os caminhos vão dar à Assembleia da República. Onde se deverão concentrar centenas de estudantes do ensino superior durante a tarde. O primeiro protesto está marcado para as 14h30, na Praça do Rossio. E partiu de um manifesto da associação de estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, subscrito pela Federação Académica de Lisboa. E pela Associação Académica da Universidade de Lisboa e por associações de estudantes de outras 12 instituições em Lisboa, Porto e Caldas da Rainha.

ONU alerta para crise global de alimentos e energia devido à guerra na Ucrânia
A ONU defende que a guerra na Ucrânia é uma crise global, devido ao impacto nos mercados de energia, alimentos e fertilizantes e aos riscos que representa para todos os países (… continue a ler aqui)

Do Rossio, os alunos seguem para a Assembleia da República. Aonde chegarão mais tarde outros estudantes, numa manifestação que sai do Terreiro do Paço pelas 15h. O segundo protesto foi convocado pelo movimento Académicas, constituída pelas associações académicas da Universidade dos Açores, Algarve, Aveiro, Beira Interior e Coimbra Évora. Bem como Madeira, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro. Já à noite, a frente do parlamento será palco de uma vigília promovida pela Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico, pelas 22h. De homenagem às vítimas da guerra na Ucrânia. Além destas ações de rua, as associações representativas dos alunos nas faculdades estão a promover debates, ‘workshops’ e convívios para assinalar o Dia Nacional do Estudante.

 Manifestação que sai do Terreiro do Paço pelas 15h

No Instituto Superior Técnico, os estudantes vão estar até quinta-feira em “luto académico”, contra a proposta aprovada pela instituição que quase duplica o valor das propinas de mestrado em dois anos. Passando de 697 euros no ano letivo anterior para os 1.250 euros no próximo. Nesse dia, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, também vai receber estudantes do ensino superior e dirigentes das associações de estudantes, pelas 18h30 nos Paços do Concelho. Entre os mais novos, a luta acontece junto às escolas. Com concentrações previstas em escolas secundárias por todo o país para pedir melhores condições.

Em Oeiras, os alunos da secundária Sebastião e Silva juntam-se em defesa da concretização da política de educação sexual. E por mais psicólogos. Enquanto os estudantes da Fernando Lopes Graça, em Cascais, querem a realização de obras na escola. A norte, estão marcadas concentrações nas escolas secundárias Garcia de Orta, António Nobre. E na escola artística Soares dos Reis, no Porto. E na escola secundária António Sérgio, em Vila Nova de Gaia. Em Portalegre, os alunos da escola secundária de São Lourenço também protestam pela realização de obras na escola. À semelhança dos colegas da Tomás Cabreira, em Faro, que pedem também mais psicólogos e funcionários.

Impala Instagram


RELACIONADOS