Estado de emergência: Marcelo diz que não se pode «brincar em serviço»

Presidente da República pretende renovar estado de emergência por mais 15 dias, defendendo que não se pode «brincar em serviço» nem «baixar a guarda».

Estado de emergência: Marcelo diz que não se pode «brincar em serviço»

O Presidente da República anunciou hoje que pretende renovar o estado de emergência por mais 15 dias, até maio, defendendo que não se pode «brincar em serviço» nem «baixar a guarda» no combate à propagação da covid-19. «Guardando embora para depois de ouvir os epidemiologistas na quarta-feira a formalização do texto que será objeto de parecer do Governo e de votação na Assembleia da República, está formada a minha convicção – como sabem, é iniciativa do Presidente da República – quanto à renovação do estado de emergência», declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

LEIA DEPOIS
Covid-19: Paciente agride médico ao receber diagnóstico positivo

Estado de emergência deverá ser renovado pela segunda vez, agora até 2 de maio, a seguir ao Dia do Trabalhador

Em declarações aos jornalistas, no Palácio de Belém, em Lisboa, o chefe de Estado acrescentou que irá «ouvir os especialistas». «Irei ouvir e atender ao contributo fundamental do Governo e será a Assembleia a autorizar. Mas não podemos brincar em serviço, não podemos afrouxar, não podemos neste momento decisivo baixar a guarda». O estado de emergência, que de acordo com a Constituição não pode ter duração superior a 15 dias, sem prejuízo de eventuais renovações com o mesmo limite temporal, vigora em Portugal desde o dia 19 de março e foi já renovado uma vez, até 17 de abril. Se for novamente renovado, vigorará até 02 de maio.

LEIA MAIS
Receitas com enlatados | Almôndegas de atum para 4 pessoas

Impala Instagram


RELACIONADOS