Chuvas na Colômbia fazem 20 vítimas mortais de mais de 60 feridos

A segunda estação de chuvas na Colômbia, que começou em outubro, fez 20 mortos, 66 feridos e um desaparecido, informou hoje o Governo.

Chuvas na Colômbia fazem 20 vítimas mortais de mais de 60 feridos

A segunda estação de chuvas na Colômbia, que começou em outubro, fez 20 mortos, 66 feridos e um desaparecido, informou hoje o Governo. Segundo a agência espanhola EFE, a Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (UNGRD) divulgou, em comunicado, que “foram registadas 214 ocorrências em 155 municípios, em 26 de 32 departamentos”.

LEIA DEPOIS

Previsão do tempo para domingo, 17 de novembro

O UNGRD informou também que foram afetadas 9.221 famílias, foram destruídas 43 casas e outras 4.607 sofreram algum tipo de dano devido às chuvas.

Colômbia tem duas estações chuvosas por ano

Os departamentos de Antioquia, Bolívar, Atlántico, Magdalena e Cesar são os que concentram o maior número de famílias afetadas, segundo o mesmo organismo.

“A nossa prioridade será sempre salvaguardar e proteger a vida das comunidades, por isso mantemos as recomendações: estarem atentos às indicações das autoridades e, principalmente, não se exporem quando ocorrem situações de emergência”, disse o diretor do UNGRD, Eduardo José González, citado num comunicado enviado pelo seu gabinete.

A Colômbia tem duas estações chuvosas por ano, a primeira de março a junho e a segunda de outubro a dezembro. O Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais manteve o alerta vermelho para os departamentos de Boyacá, Cundinamarca, Antioquia, Caldas, Quindío, Nariño e Meta, devido a deslizamentos de terra.

Ao longo de 2019 já foram registadas 1.276 ocorrências como resultado das chuvas, sendo os vendavais, inundações e movimentos de massa as mais frequentes. Dessas situações resultaram 125 mortos, 166 feridos e 11 desaparecidos, além de 72.700 famílias afetadas, em 31 departamentos.

LEIA MAIS

Sofre de ansiedade? Este é o segredo para controlar o problema

Menina de 2 anos à beira da morte por beber demasiado leite

 

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS