Escolas obrigadas a alargarem horário aos alunos por causa da covid-19

Escolas dividem turmas e anos letivos para evitar presença maciça de alunos. Crianças até aos 11 anos podem ter só meio dia de aulas, obrigando pais a procurarem soluções.

Escolas obrigadas a alargarem horário aos alunos por causa da covid-19

As escolas vão ter de aumentar o horário de funcionamento a partir de setembro. Terão de mais cedo e fechar mais tarde para que as regras da Direção-Geral da Saúde relativas à covid-19 sejam cumpridas. Alguns estabelecimentos já comunicaram a decisão dos novos horários à comunidade educativa, que passa por haver turmas com aulas só de manhã ou só de tarde.

LEIA DEPOIS
Filho envenenado pelo pai salvo da morte pela mãe no último momento

Escola só de manhã ou só de tarde levanta problemas aos pais

Desfasar os horários poderá no entanto implicar problemas às famílias dos alunos dos 5.º e 6.º anos, em que as crianças têm 11 a 12 anos. «Ter aulas só de manhã ou só de tarde não é fácil para os pais destes alunos», constata. Se não houver quem tome conta das crianças antes ou após a escola, os pais terão o problema de «a falta ao trabalho não ser justificada», admite Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, citado pelo CM.

«A covid-19 não existe só na escola e deixar as crianças saírem durante a tarde pode criar mais problemas»

O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais espera que não haja turmas apenas num dos períodos, a manhã ou a tarde, para as crianças até aos 11, 12 anos. «As famílias não conseguem trabalhar só meio dia. O planeamento tem de ser feito com as escolas, as associações de pais e as autarquias», aconselha Jorge Ascenção. «A covid-19 não existe só na escola. Existe na comunidade. E deixar as crianças saírem da escola durante a tarde pode criar mais problemas», lembra o dirigente.

LEIA AGORA
Bebé de 10 meses entra em coma depois de ingerir detergente para a louça

Impala Instagram


RELACIONADOS