Escolas encerradas e serviços fechados em todo o país devido a greve

Escolas encerradas ou a «funcionar de forma deficitária», com salas, laboratórios, ginásios ou cantinas encerradas, no dia da greve dos funcionários não docentes.

Escolas encerradas e serviços fechados em todo o país devido a greve

Escolas encerradas ou a «funcionar de forma deficitária», com salas, laboratórios, ginásios ou cantinas encerradas é o cenário traçado por vários diretores escolares, no dia da greve dos funcionários não docentes.

«Parece-me que é uma grande greve. As escolas que conseguiram abrir têm vários setores que não estão a funcionar, desde bibliotecas, bares a pavilhões gimnodesportivos, ou seja, estão a funcionar de forma deficitária», conta o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima.

LEIA MAIS: Funcionário do Instituto de Medicina Legal que violou cadáver de ex-Big Brother é preso

No Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Gaia, «três escolas estão encerradas». «Só a escola sede abriu, com alguns setores fechados», diz Filinto Lima, que é também diretor deste agrupamento.

Segundo o presidente da ANDAEP, «em Setúbal só há uma escola aberta em toda a cidade» e as escolas do Agrupamento de Valadares estão hoje de portas fechadas.

«Um colega de Viana de Castelo disse-me que a adesão é forte», acrescenta Filinto Lima, que diz compreender as razões da greve dos funcionários.

LEIA MAIS: Mãe partilha fotos dos últimos momentos de vida de filho de 10 anos

Quase metade dos assistentes auxiliares recebe o ordenado mínimo, sendo que muitos deles trabalham há mais de 20 anos nas escolas, segundo um inquérito realizado em abril pelo blogue ComRegras em parceria com a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), ao qual responderam 176 diretores.

O aumento dos salários e o reforço de pessoal são duas das reivindicações destes trabalhadores em greve

«Os motivos são justos para os funcionários e para as escolas, que não têm gente suficiente», reconhece Filinto Lima. Também o presidente do Conselho das Escolas, José Eduardo Lemos, critica a falta de funcionários nas escolas.

«É necessário mais gente, quer assistentes operacionais quer assistentes técnicos. A situação atual começa a ser preocupante.» José Eduardo Lemos, que é também diretor da Escola Secundária Eça de Queiroz, na Póvoa de Varzim, diz que a greve afetou alguns serviços, tendo sido suspensas as aulas de educação física.

LEIA MAIS: Rapper dissolveu corpos de estudantes em ácido

Em Cinfães, os 1.300 alunos do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto não tiveram hoje aulas. «No meu agrupamento não tenho funcionários. Tive de fechar todas as escolas», conta Manuel Pereira, diretor do agrupamento.

Às 08h30, ainda recebeu os alunos mais novos, do 1.º ciclo, mas que teve de organizar meios de transporte para que as crianças pudessem regressar a casa, «porque não havia condições para permanecerem na escola».

Enquanto presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira diz ainda não ter uma visão nacional dos impactos da greve. Mas também sublinha a importância destes trabalhadores no funcionamento das escolas e lamenta a forma «como têm sido maltratados há muitos anos».

Greve do pessoal não docente também afeta, mas menos, Lisboa

Em Lisboa, o diretor do Agrupamento de Escolas de Benfica, Manuel Esperança, tem diferentes situações nas suas três escolas. A secundária José Gomes Ferreira abriu normalmente, a EB23 Pedro Santarém «está a funcionar a meio gás» e a escola de 1.º ciclo Jorge Barradas está encerrada.

Na semana passada, o secretário-geral da Federação Nacional da Educação, João Dias da Silva, alertou para a possibilidade de a greve de hoje ser a «maior de sempre das escolas portuguesas».

LEIA MAIS: Funcionários do McDonalds trocam socos e clientes gravam conflito [vídeo]

Os trabalhadores não docentes fazem greve contra a falta de pessoal nas escolas, a precariedade, os baixos vencimentos e as condições da carreira, exigindo o regresso de uma carreira especial interrompida há uma década.

LEIA MAIS: Estudante portuguesa morre em acidente trágico no Brasil

Impala Instagram


RELACIONADOS