Engarrafamentos sem sentido? A Ford dá uma séria sugestão

A fabricante norte-americana apresenta um controlo de velocidade cruzeiro adaptativo nos seus próximos modelos para apoiar os automobilistas no trânsito congestionado.

Engarrafamentos sem sentido? A Ford dá uma séria sugestão

Em Portugal, o êxodo anual de Verão das famílias para os destinos de praia é um cenário bem conhecido, embora não tenha nome próprio como na Alemanha, onde tem o apelido de “Blechlawine”, ou “avalanche de metal”.

Nestas estradas com muito movimento, que são comuns em toda a Europa durante as férias de Verão, muitas vezes há os chamados “congestionamentos fantasma”, que aparentemente surgem do nada.

Esses engarrafamentos frustrantes são facilmente causados por factores humanos, como, por exemplo, entrar no trânsito sem sinalização, distracções de condução, maus hábitos de condução e de tempos de reacção, ou travagens desnecessárias. Assim que o condutor pisa o pedal de travão, pode causar uma reacção em cadeia já que outros condutores podem também travar, fazendo com que o fluxo de tráfego abrande e chegue mesmo a parar.

Agora, a Ford e os investigadores da Vanderbilt University, uma universidade privada de investigação no Tennessee, EUA, mostraram que essas retenções poderiam ser reduzidas com o uso generalizado de tecnologia equipada em veículos Ford, desde o Fiesta até à Transit.

A tecnologia Controlo de Velocidade Cruzeiro Adaptativo (ACC) permite reduzir a velocidade e acelerar automaticamente para manter o ritmo com o veículo da frente, sem fadiga ou distracção.

Numa pista de testes fechada da Ford, 36 condutores simularam o tráfego normal numa auto-estrada usando a tecnologia ACC. Esses mesmos condutores, voltaram a fazer esse percurso, mas sem a tecnologia, o que significa que tiveram que travar e acelerar o veículo.

Os resultados: os veículos que usaram o ACC reduziram o impacto de uma ocorrência de travagem mais do que os veículos sem a tecnologia activada. Mesmo com apenas um em cada três veículos a usar o ACC, o teste gerou benefícios similares de redução de tráfego.

“Há anos que investigadores de tráfego e engenheiros têm procurado tecnologias de veículos inteligentes para reduzir o congestionamento de tráfego, sejam veículos que comunicam entre si, ou veículos que possam prever o percurso a seguir”, disse Daniel Work, professor de engenharia civil da Universidade Vanderbilt. “Essa demonstração foi uma oportunidade única para entender como as tecnologias activas de assistência ao condutor disponíveis comercialmente podem ser usadas para influenciar positivamente o fluxo de tráfego.”

A Ford oferece actualmente o Controlo de Velocidade Cruzeiro Adaptativo em 80 por cento da gama de veículos comerciais e de passageiros da empresa na Europa, e com o novo Ford Focus introduziu recentemente uma versão aprimorada da tecnologia com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade e a funcionalidade de Centragem na Faixa de Rodagem, para resolver, sem esforço, as situações de trânsito em pára-arranque.

Impala Instagram


RELACIONADOS