Enfermeiros em protesto exigem cumprimento de progressão salarial em função da avaliação

Uma centena de enfermeiros da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) manifestou-se hoje frente às instalações da instituição para exigir o cumprimento da progressão salarial em função da avaliação e desempenho.

Enfermeiros em protesto exigem cumprimento de progressão salarial em função da avaliação

Segundo explicou à agência Lusa Rui Marroni, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que convocou o protesto, apesar do decreto-lei e das orientações publicadas em novembro passado que pretendiam “agilizar o processo”, nesta Administração Regional de Saúde isso ainda não aconteceu. “A lei do Orçamento do Estado de 2018 e seguintes determinam para a função pública, e para os enfermeiros, o reposicionamento remuneratório em função dos pontos da avaliação e desempenho. Esta matéria a nível da ARSLVT sempre andou muito lenta”, afirmou o responsável.

Para ler depois
Hospital de Viana do Castelo aluga aparelhos de gastroenterologia após assalto
O serviço de gastroenterologia do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, vai começar a funcionar em pleno a partir da próxima semana, com aparelhos de endoscopia alugados, depois de ter sido assaltado na quarta-feira, foi hoje divulgado (… continue a ler aqui)

Segundo disse Rui Marroni, depois dos quatro dias de greve a nível nacional, em novembro do ano passado foi publicado um decreto-lei e uma orientação que ajudava a agilizar o processo, mas, até à data, “isso não aconteceu nesta ARS”. “Lamentavelmente não entendemos porquê”, afirmou o dirigente sindical, explicando que a ARSLVT não respondeu até agora aos pedidos de reunião enviados pelo SEP.

Segundo o sindicato, ao não comunicar os pontos relativos à avaliação do desempenho, que permite a consequente remuneração dos enfermeiros, “assim como a correção de muitas injustiças”, a ARSLVT não está a cumprir a lei.

Impala Instagram


RELACIONADOS