Governo ainda não sabe se emigrantes farão quarentena quando vierem de férias ao País

António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, referiu esta terça-feira que o Governo está ainda a articular medidas com Espanha e os países de origem para o regresso dos emigrantes ao País para as férias.

Governo ainda não sabe se emigrantes farão quarentena quando vierem de férias ao País

Após o anúncio da situação epidemiológica das últimas 24 horas relativa à covid-19 no País, em que se registaram mais 19 mortos e 234 novas infeções, passando a totais de 1.163 óbitos e 27.913 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, na conferência de imprensa de hoje, 12 de maio, António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, destacou as 464 recuperações num dia, novo recorde de pessoas curadas.

Conferência de Imprensa da DGS no Ministério da Saúde sobre a situação da covid-19 em Portugal

Regresso dos emigrantes para as férias de verão ainda sem medidas

António Lacerda Sales não tem ainda plano para receber em Portugal os emigrantes para as férias de verão. «Estamos a articular com Espanha, nosso país fronteiriço, as medidas mais aconselháveis», começou por referir. As autoridades dos países de origem, de onde virão os nossos emigrantes, «que tanto gostamos de receber de volta», estão igualmente «em articulação com o nosso governo», acrescentou o secretário de Estado da Saúde, que não soube responder se haveria período obrigatório de quarentena para os portugueses que voltem nesta altura ao país de origem.

Profissionais de saúde vão poder voltar a gozar férias

O secretário de Estado da Saúde anunciou, esta terça-feira, que os profissionais de Saúde podem voltar a gozar período de férias. «Estes profissionais têm sido cruciais no combate a esta pandemia, mas também na atividade para além do covid-19, seja no acompanhamento do doente crónico, na emergência médica, no SNS24, nos cuidados de saúde primários, transformando Portugal num caso de sucesso na vacinação, por exemplo», disse António Lacerda Sales. O secretário de Estado assinalou desta forma o Dia Internacional do Enfermeiro. Além do agradecimento à classe e, em específico, à bastonária Ana Rita Cavaco, Sales deixou a notícia de que os profissionais da área da Saúde vão voltar a poder gozar férias, depois de o despacho de 15 de março que impedia esse cenário ter sido revogado, fruto necessidades criadas pela pandemia.

LEIA MAIS
Covid-19. Há mais 19 mortos e 234 infetados em Portugal

Impala Instagram


RELACIONADOS