Dureza dos terrenos atrasa resgate de Julen

Ao oitavo dia do resgate, as equipas ainda só conseguiram perfurar 52 dos 60 metros necessários do túnel. A dureza do terreno está a dificultar os trabalhos.

Dureza dos terrenos atrasa resgate de Julen

As equipas de socorro continuam a escavar um túnel paralelo ao poço onde Julen caiu no domingo, dia 13 de janeiro, em Málaga. As zonas de rochas de extrema dureza que os técnicos estão a encontrar em Totalán (Málaga) atrasaram o plano traçado, no oitavo dia de trabalho. Inicialmente esperava-se que fosse possível terminar a perfuração vertical na manhã desta segunda-feira, dia 21 de janeiro. Contudo, faltavam ainda oito metros para terminar quando começou a amanhecer.

LEIA MAIS: Acidente atrasa resgate de menino que caiu no poço

Segundo o ‘El País’, a perfuradora que começou a escavar um túnel vertical no sábado, dia 19 de janeiro, paralelo ao poço em que caiu há uma semana Julen, chegou neste domingo a 52 dos 60 metros de profundidade necessários.

A operação continua montada no local, com o trabalho organizado por turnos e com maquinaria pesada para finalizar os oito metros que faltam para chegar ao fundo do túnel vertical.

A partir daí, será necessário canalizar o túnel para o proteger de eventuais cedências de terreno, uma operação que poderá durar entre cinco e seis horas. Esta proteção é necessária para que os mineiros da Brigada de Salvação deslocada das Astúrias possam descer numa espécie de gaiola para continuar, à mão, a escavar um túnel horizontal de acesso à área onde se acredita que possa estar a criança desde o passado dia 13 de janeiro.

Segundo o coordenador da equipa, Ángel García, delegado do Colégio de Engenheiros Civis de Málaga, será necessário realizar um aterro para garantir a descida desses especialistas, o que levará mais duas ou três horas.

Se todos estes prazos forem cumpridos, os mineiros poderão então começar a cavar manualmente a galeria horizontal que deve ligar o túnel ao poço estreito onde o menino de dois anos caiu.

A velocidade a que avançará este trabalho dependerá do material que encontrarem as equipas, mas devido à experiência em trabalhos semelhantes, os técnicos anunciaram que a tarefa poderia estender-se por mais 24 horas.

Julen pode ser resgatado apenas na terça-feira

Já foram escavados mais de dois terços do túnel de 60 metros de profundidade paralelo ao poço onde Julen, de dois anos, caiu na semana passada em Totalán, em Málaga, na região da Andaluzia. Contudo, devido às dificuldades apresentadas pelo terreno, as autoridades levantam agora a hipótese de chegarem ao menino apenas na próxima terça-feira.

As operações de resgate estão a ser procedidas por mais de 300 pessoas que trabalham sem parar desde o incidente, domingo, dia 13 de janeiro.

LEIA MAIS: Especialistas em explosivos chegam ao local das operações de resgate do menino que caiu num poço

Texto: Redação WIN com Lusa - Conteúdos Digitais

Impala Instagram


RELACIONADOS