Drogas e armas também foram alvo da GNR nas festas da Moita, onde irmã de Djaló foi atropelada

As festas da Moita (Setúbal), que terminaram no domingo, ficaram marcadas pelo atropelamento mortal de uma jovem, embora o balanço da operação de segurança feito esta segunda-feira pela GNR destaque também as apreensões de droga e de armas brancas.

Drogas e armas também foram alvo da GNR nas festas da Moita, onde irmã de Djaló foi atropelada

Em comunicado, a força de segurança indica que ao longo dos 10 dias de festas, em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, foram detidas 16 pessoas por tráfico de droga e apreendidas 25 armas brancas.

Fonte da guarda disse esta segunda-feira à agência Lusa que uma das preocupações das autoridades no policiamento dos festejos passou pela redução da entrada de armas e de droga no recinto.

A madrugada de sábado acabou, contudo, por marcar a edição deste ano das festas na vila, com o atropelamento mortal de uma jovem e 17 anos, meia-irmã do futebolista português Yannick Djaló, conforme disse à Lusa fonte da GNR.

LEIA MAIS: Atropelamento que matou irmã de Djaló foi intencional e por vingança

O atropelamento provocou também cinco feridos ligeiros e o suspeito, de 21 anos e alegadamente alcoolizado, viu o Tribunal do Barreiro decretar-lhe a prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, ficando indiciado de 12 crimes, um deles de homicídio qualificado, 10 de tentativa de homicídio qualificado e um outro de condução perigosa.

O atropelamento ocorreu cerca da 01:50 de sábado, quando o homem, que conduzia um automóvel “avançou a alta velocidade por um arruamento”, cortado ao trânsito devido às festas.

O condutor, segundo a GNR, embateu “violentamente nas guardas de madeira de proteção”, utilizadas para as tradicionais largadas de touros, “as quais não impediram que o veículo colidisse com as vítimas”.

LEIA MAIS: Luto: Yannick Djaló despede-se da irmã: «Preferia que trocássemos de lugar»

No balanço divulgado esta segunda-feira, a força de segurança indica ter feito um total de 22 detenções, em que se incluem as 16 por tráfico de droga e a do homem por homicídio qualificado, além de duas por posse de arma proibida.

Quanto às apreensões, a guarda destaca, além das 25 armas brancas, 716 doses de haxixe, 18 de MDMA, 11 de cocaína e sete de liamba, assim como um veículo automóvel.

A maioria das armas brancas apreendidas foram detetadas nas imediações das festas “a grupos de indivíduos suspeitos, evitando, assim, a sua entrada para o recinto das festas”, refere a força de segurança.

Na operação de policiamento ao recinto e zonas adjacentes, foram ainda elaborados 136 autos de contraordenação, dos quais 70 por consumo de droga e 66 por infrações rodoviárias.

O policiamento envolveu guardas do Destacamento Territorial do Montijo, Núcleo de Investigação Criminal, Núcleo de Proteção Ambiental e da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, além de militares do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Setúbal, do Grupo de Intervenção de Ordem Pública e do Grupo de Intervenção Cinotécnico, da Unidade de Intervenção, bem como meios a cavalo e ciclo, da Unidade de Segurança e Honras de Estado.

LEIA MAIS: Rapper que matou irmã de Djaló está isolado na cadeia

Impala Instagram


RELACIONADOS