Doença misteriosa em cidade do sul da Índia causa centenas de internamentos

Uma doença misteriosa surgiu no fim de semana numa cidade no sul da Índia, causando a morte de uma pessoa e afetado outras centenas de pessoas que foram levadas para diversos hospitais, revelaram hoje as autoridades locais, citadas pela AFP.

Doença misteriosa em cidade do sul da Índia causa centenas de internamentos

O governo indiano enviou uma equipa médica formada por especialistas do Instituto Nacional de Virologia, do Centro Nacional de Controlo de Doenças e do Instituto Indiano de Ciências Médicas até Eluru, estado de Andhra Pradesh, para investigar esta doença que apareceu no último sábado, causando convulsões, náuseas e dores crónicas.

Segundo um relatório divulgado na segunda-feira, a doença pode causar “uma crise epilética durante três a cinco minutos, perda de memória, ansiedade, vómito, dor de cabeça e dor nas costas”.

Mais de 300 pessoas foram já internadas em hospitais, cerca de 150 na segunda-feira e dezenas de outras hoje, disseram as autoridades.

Enquanto a maioria dos pacientes conseguiu voltar para casa, em contrapartida, um homem de 45 anos morreu no domingo.

A equipa de especialistas analisou alimentos usualmente consumidos, como arroz e óleo de cozinha, além de amostras de sangue e urina, sem resultados conclusivos.

“Alguns pensam que é histeria em massa, mas não é”, disse AS Ram, diretor médico do hospital governamental em Eluru, garantindo que a maioria dos internados havia evidenciado sintomas reais.

“A maioria dos pacientes chega com pequenos ferimentos na cabeça ou olhos roxos depois de desmaiar repentinamente. Mas em uma ou duas horas a maioria deles melhora”, explicou, acrescentando que, “de momento, não consegue diagnosticar o que está a causar esses sintomas.”

De acordo com as autoridades locais, a doença atualmente desconhecida não é contagiosa, não sendo, portanto, transmitida de pessoa para pessoa.

Um polícia, Kiran Kumar, que desmaiou na segunda-feira durante o serviço, disse ter ficado “com medo” ao ficar semi-inconsciente por mais de duas horas.

“Os meus colegas disseram-me que gritei alguma coisa antes de desmaiar. Feri-me no ombro direito quando caí na estrada”, relatou o polícia.

Paralelamente, a Índia, confrontada com a pandemia covid-19, ocupa o segundo lugar no mundo em número de contaminações, com quase 10 milhões de casos.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS