Disney elimina episódio dos Simpsons em Hong Kong com referência a ‘trabalhos forçados”

A Walt Disney Co. removeu do seu serviço ‘streaming’ em Hong Kong um episódio da série de desenhos animados Os Simpsons que incluía uma referência a “campos de trabalhos forçados” na China.

Disney elimina episódio dos Simpsons em Hong Kong com referência a 'trabalhos forçados

O episódio One Angry Lisa da 34.ª temporada de Os Simpsons foi emitido pela primeira vez na televisão em outubro e não ficou claro quando é que o episódio foi removido do serviço de ‘streaming’ de Hong Kong, segundo a agência de notícias Associated Press. No episódio, a personagem Marge Simpson faz uma aula virtual de ‘spin’ cujo instrutor está junto a um fundo virtual da Grande Muralha da China e diz: “Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalhos forçados onde as crianças fazem smartphones.”

Leia depois
Ben Affleck e o detalhe que transforma ator no meme do momento
Ben Affleck fez companhia a Jennifer Lopez durante a edição mais recente dos Grammy e fãs não deixam escapar um detalhe que faz do ator o meme do momento (… continue a ler aqui)

A questão do trabalho forçado é delicada na China. Pequim, assumiu o controlo de Hong Kong, ex-colónia britânica, em 1997. Governos ocidentais e ativistas acusam há anos a China de aprisionar centenas de milhares de minorias étnicas — principalmente uigures — na região ocidental de Xinjiang em campos de detenção. A China rejeitou as acusações de que usa trabalho forçado nesses campos.

“Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalhos forçados onde as crianças fazem smartphones”

A China justifica os campos afirmando que são centros de educação projetados para ensinar mandarim e habilidades vocacionais. Em 2021, Hong Kong, ex-colónia britânica, implementou uma lei de censura de filmes que permitiria às autoridades proibir filmes considerados contrários aos interesses de segurança nacional.

Impala Instagram


RELACIONADOS