Graça Freitas apela à vacinação das crianças e aos cuidados a ter nas creches

Para evitar contágio de outros víruas, Graça Freitas, da DGS, apela à vacinação das crianças e agradece aos enfermeiros, «todos os dias neste combate».

Graça Freitas apela à vacinação das crianças e aos cuidados a ter nas creches

No dia em que foram anunciadas mais 9 mortes por infeção do novo coronavírus, António Sales, secretário de Estado da Saúde, e Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, participaram hoje na conferência de imprensa sobre a situação da covid-19 em Portugal. A DGS apela a todos os pais para quem continuem a vacinar os filhos e agradeceu aos enfermeiros que estão neste combate, «todos os dias sem exceção». Explicou também quais os cuidados a ter nas creches.

Conferência de Imprensa da DGS no Ministério da Saúde sobre a situação da covid-19 em Portugal

Graça Freitas apela à vacinação das crianças e aos cuidados nas creches

Na sua intervenção, Graça Freitas voltou a apelar à vacinação das crianças para que evitem outras doenças infeciosas, deixando um «agradecimento público» à Ordem dos Farmacêuticos, aos farmacêuticos em geral e às farmácias que têm estado «ativamente a incentivar a vacinação». O agradecimento da diretora-geral de Saúde estendeu-se às enfermeiras e aos enfermeiros «que continuam a vacinar todos os dias crianças e adultos».A diretora-geral da Saúde pede ainda que pais e creches tenham em atenção todos os momentos da convivência das crianças em ambiente escolar. Pede, inclusive, que o distanciamento social dentro dos espaços, «em que brincam ou dormem as sestas» sejam respeitados. Por exemplo, «divisão das crianças em grupos menores», tanto quando brincam como quando estão no período da sesta.

«É tempo de continuar este caminho», após o desconfinamento

António Lacerda Sales começou por referir que, apesar de estarmos na segunda semana de desconfinamento gradual, este «não é ainda o tempo para fazer balanços». «É tempo para continuar este caminho. Esta não é, como sabemos, uma corrida curta e rápida, é uma maratona longa, por vezes com obstáculos», sublinhou. Desde 1 de março, foram realizadas 547 mil testes de diagnóstico covid-19 em Portugal. De 1 a 10 de maio, já foram feitos «mais testes do que em todo o mês de março», disse Lacerda Sales, assinalando que, em maio, a média de testes realizados foi de mais de 10 mil por dia. O secretário de Estado deu também nota de que está previsto chegarem equipamentos de proteção indivdual, quer do mercado externo quer do mercado interno. «Esta semana, por exemplo, deverão chegar 2 milhões máscaras cirúrgicas e 1.7 milhões de respiradores FFP2 e FFP3, entre outros materiais».

LEIA MAIS
Covid-19. Há mais 9 mortos e 98 infetados em Portugal

Impala Instagram


RELACIONADOS