Dez distritos sob aviso amarelo devido à possibilidade de trovoadas e granizo

Na quinta e sexta-feira haverá uma subida gradual da temperatura no litoral Norte e Centro e no Algarve. Mas hoje há dez distritos sob aviso amarelo devido à possibilidade de ocorrência de trovoadas e granizo.

Dez distritos sob aviso amarelo devido à possibilidade de trovoadas e granizo

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à possibilidade de ocorrência de trovoadas e aguaceiros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco estão até às 18:00 de hoje sob aviso amarelo devido à possibilidade de ocorrência de trovoadas e aguaceiros, que poderão ser de granizo.

Mais de 60 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio
Mais de 60 concelhos dos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre apresentam hoje perigo máximo de incêndio, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (… continue a ler aqui)

O IPMA colocou também sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco por causa do tempo quente com persistência de valores elevados da temperatura máxima. O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com uma nota do IPMA, nos próximos dias vão registar-se valores de temperatura acima dos valores normais para a época nas regiões do interior, apesar de hoje estar prevista uma descida da temperatura, que será mais acentuada no litoral oeste. Na quinta e sexta-feira haverá uma subida gradual da temperatura no litoral Norte e Centro e no Algarve.

A situação meteorológica, segundo o IPMA, deve-se “à ação conjunta de um anticiclone localizado a norte do arquipélago dos Açores, por uma depressão de origem térmica sobre a Península Ibérica e por uma depressão em altitude que atravessará [hoje] o território do continente”.

Impala Instagram


RELACIONADOS